Araporã figura entre as principais economias da região, aponta pesquisa

Nossos Municípios

O município de Araporã registrou crescimento da atividade econômica no mês de novembro do ano passado. O município está entre as cidades que foram beneficiadas com a ampliação da atividade agropecuária, gerando maior saldo de empregos e aumento nas importações de produtos, conforme aponta pesquisa realizada pela Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que monitora mensalmente a evolução da economia em todos os municípios mineiros.

Conforme o resultado da pesquisa, em Araporã, o crescimento no saldo de empregos dos setores agropecuário, minerador e de serviços, além do aumento das importações de manufaturados, motivaram a ascensão do município no ranking da região. Se comparado a outubro, a cidade ganhou 18 colocações, saltando da 22ª para a oitava posição, em novembro.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Com isso, Araporã foi classificada entre as 43 cidades da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, nove apresentaram resultados positivos no último Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem). A liderança continua sendo ocupada pela cidade de Uberlândia pela arrecadação municipal e movimentação bancária.

O resultado da pesquisa foi comemorado pela prefeita Renata Cristina Silva Borges que prevê um crescimento ainda maior dos índices de evolução econômico nas próximas etapas do levantamento. Segundo ela, a gestão municipal está focada em trabalhar em favor do crescimento e do desenvolvimento e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida.

Ascom Araporã