Araporã realiza Primeira Feira Cultural do município

Nossos Municípios

Através da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (SEMECE), o Departamento de Cultura realizou a I Feira Cultural de Araporã. A culminância aconteceu no Teatro Municipal João Guimarães Rosa e envolveu os alunos dos quartos anos da Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira.

A Feira Cultural é resultado de um projeto realizado entre os alunos dos quartos anos e faz parte do Projeto Educação Patrimonial – Educar. O objetivo é ensinar valores e promover resgates culturais.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Conforme Wilsiene Silva Lopes “Nena”, diretora do Departamento de Cultura, dentro do projeto os alunos aprender a preservar, conservar e valorizar os bens tombados, registrados e inventariados. Ao longo do projeto, os alunos realizaram visitas monitoradas a esses bens tombados, como a Ponte Affonso Penna, Pilastras, Memorial dos Presidentes. As informações levantadas nessas visitações foram levadas às salas de aula. Professoras, monitoras e os alunos passaram a trabalhar com a produção de texto, poesia, redação, cartazes e na construção de maquetes que retratam os bens culturais, como a Ponte Affonso Penna, a Igreja Nossa Senhora da Guia e até empresas do município.

Os trabalhos apresentados no encerramento foram selecionados pelas professoras e alunos. O resultado dessa seleção foi apresentado por alunos e professores durante o enceramento da Feira Cultural. Os melhores trabalhos foram avaliados, julgados e premiados. A maquete do aluno Ayan Gil Marto, turma 141 da professora Estala Maris foi escolhida pelos alunos e professores como o melhor trabalho apresentado. Alunos e professores receberam da SEMECE brindes como premiação pelo esforço apresentado em sala de aula. “A SEMECE só tem a agradecer a parceria com a escola representada pela equipe diretiva, professoras, monitoras que abraçaram o projeto e o desenvolveram brilhantemente junto aos alunos”, destacou.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

A diretora de Cultura lembrou que a Feira faz parte do relatório do ICMS Cultural que será enviado para o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico Cultural (IEPHA). Contará pontuação para o ICMS Cultural do município. Essa pontuação resulta na transferência de verba do governo estadual para os municípios investirem em projetos culturais e na manutenção dos bens tombados. A pontuação de Araporã é hoje próxima a 6, o que representa R$ 120 mil por ano de ICMS Cultural.

A pedido do prefeito Ronaldo Sandre, as maquetes e cartazes apresentadas no encerramento da I Feira Cultural foram expostas no saguão da Prefeitura para que a comunidade araporense e os visitantes pudessem apreciar o resultado do Projeto Educação Patrimonial – Educar.

Ascom Araporã