Araporã recebe 3ª audiência pública que discute resíduos sólidos e saneamento básico

Nossos Municípios

O município de Araporã realizou no dia, 12, a 3ª Audiência Pública Municipal com apresentação do diagnóstico técnico e participativo do Plano de Gestão Integrada de Resíduos sólidos (PGIRS) e do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O auditório da Câmara Municipal foi pequeno para abrigar o grande público que acorreu ao local, para participar da aprovação das questões ligadas ao meio ambiente.

Coordenado por Elaine Santos Oliveira, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o encontro foi realizado no auditório da Câmara Municipal, com a presença dos vereadores Carício, Manoel do Banco, André Lourenço e o vice-presidente Eduardo Borges que representou a Câmara, o prefeito Ronaldo Sandre, o 1º sargento Roni Alves Pinheiro, comandante do 2º Pelotão Militar de Meio Ambiente, sargento Eduardo Américo da Costa, sub-comandante do 2º Pelotão da PM de Araporã e das professoras Denise Labrea e Ângela Maria Soares, coordenadoras dos planos de gestão dos resíduos sólidos e meio ambiente. Também presentes diretores das escolas municipais, o diretor do DEMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) Walter Santana, especialistas da Engenharia Ambiental, entre outros.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Envolvidos no processo, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES (Amvap), a Prefeitura Municipal de Araporã, a FAU – Fundação de Apoio Universitário e a UFU – Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo foi apresentar o diagnóstico de levantamento já realizado em Araporã nas áreas dos resíduos sólidos (lixo) e do saneamento básico (água e esgoto). Foram apresentadas também sugestões de investimentos para ambos os setores visando à melhoria dos serviços oferecidos à população.

Aos presentes, o prefeito Ronaldo Sandre falou da disposição do município em envidar todos os esforços visando aprimorar cada vez mais a gestão municipal no sentido da captação e destinação dos resíduos sólidos assim como as demais medidas relacionadas ao saneamento básico. “O diagnóstico é uma ferramenta de trabalho que muito vai nos auxiliar na gestão”, disse o prefeito.

No final da reunião, os representantes da comunidade presentes aprovaram a construção de um aterro sanitário em Canápolis, para onde serão enviados os rejeitos de Araporã e de outros municípios vizinhos. O atual aterro controlado de Araporã será desativado por força da lei 12305/2010 que define a Política de Meio Ambiente do governo federal.

A 4ª e final audiência pública, com data a ser definida, provavelmente para o final de março próximo, também será realizada em Araporã. “Município que sempre nos acolheu com o máximo de boa vontade, inclusive a presença do prefeito”, disse um dos responsáveis pelo encontro. Naquela reunião, os planos de gestão aprovados serão entregues aos prefeitos dos 13 municípios que fazem parte do consórcio liderado pela Amvap.

Ascom Araporã