Capinópolis: saúde trabalha no combate ao câncer bucal

Nossos Municípios

A Prefeitura Municipal de Capinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde mantém um dos mais importantes programas de saúde para a população de baixa renda, ou mesmo outras pessoas que buscam atendimento, graças à qualidade dos serviços já prestados.

O Programa de Saúde Bucal, além do atendimento no dia a dia ao cidadão que busca ter sempre uma saúde bucal em dia, também trabalha a prevenção do Câncer Bucal.

 “Fique de olhos e boca bem abertos contra o câncer bucal. Conheça sua boca através do auto exame”, alerta a coordenadora do Programa de Saúde Bucal, odontóloga Naia Cardoso Fontoura.

O tema é levado para as escolas, reuniões de gestantes, reuniões de hipertensos e diabéticos, dentre tantos outros cidadãos capinopolenses que recebem a orientação preventiva, e participam de consultas nos PSF’s.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

A coordenação do Programa faz alguns alertas importantes, como: procurar feridas que não cicatrizam, manchas brancas, escuras ou avermelhadas, caroços ou inchaços, sangramentos e áreas dormentes.

Para se fazer o auto exame em casa, eles explicam: Levante o lábio superior e examine por dentro toda a gengiva e o lado de dentro da bochecha. Abaixa o lábio inferior e repita o procedimento.  “São muitas formas para se fazer o auto exame, que em poucos minutos pode fazer uma grande diferença na vida dessas pessoas”, disse Naia.

O objetivo do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Capinópolis é não só manter saudáveis os dentes e gengivas dos pacientes, como também prevenir algo mais sério, e para isso seguem algumas dicas: Evite cigarro e bebida alcóolica; proteja-se do sol usando boné, protetor labial ou batom; elimine dentes quebrados e prótese que machuca; faça sempre uma boa higiene bucal; e prefira alimentos mais saudáveis.

“Na dúvida ou se notar alguma diferença o melhor é procurar o seu dentista para uma avaliação profissional, e a visita rotineira ao dentista ajuda a prevenir a doença”, completa.

Ascom Capinópolis