CNM orienta gestores sobre financiamento da Educação em evento promovido pela AMA

Notícias AMVAP

Uma palestra promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) sobre o financiamento da Educação municipal na manhã desta segunda-feira, 16 de janeiro, reuniu prefeitos e secretários de Finanças e Educação de vários Municípios do Estado. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do encontro com explicações referentes à receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para 2017, ao reajuste do piso do magistério e à defasagem dos programas federais.

17-01 Financiamento Educacao

A apresentação da CNM foi elogiada pelos participantes. A entidade também orientou os gestores sobre outros temas que merecem atenção neste início de mandato. De todas as explanações elencadas pela entidade, os administradores municipais demonstraram preocupação principalmente em relação ao reajuste do Piso e à receita do Fundeb. Neste ano, o Ministério da Educação fixou o reajuste do Piso em 7,64% enquanto a receita do Fundeb cresceu apenas 3,27%.

Dessa forma, a CNM explicou que a entidade sempre divulga a receita Fundeb, mas reiterou que o aumento não acompanha o reajuste do Piso do magistério. Diante dessas e outras adversidades, a CNM reforçou a importância da união dos gestores e pediu o comprometimento de todos com as pautas municipalistas.

Portal CNM