Coleta Seletiva em Uberlândia recolheu mais de 2 mil toneladas de recicláveis em 2018

Nossos Municípios

Balanço feito anualmente revela um aumento de 10% na coleta de materiais em relação a 2017

O balanço anual realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) revelou que o número de materiais recicláveis recolhidos pela Coleta Seletiva em 2018 subiu mais de 10% em relação a 2017. De 1.960 toneladas recolhidas, o número saltou para 2.159 toneladas. Apesar do avanço, a autarquia pede a conscientização da comunidade para contribuir na separação correta dos resíduos no descarte.

Conforme o levantamento, cerca de 23% dos resíduos coletados em 2018 pela coleta seletiva não foram aproveitados (precisaram ser descartados no aterro sanitário) por não serem recicláveis, estarem contaminados ou terem perdido o valor de reaproveitamento.

Adicionaldo dos Reis, diretor de Resíduos Sólidos do Dmae, explica que a situação é o reflexo de algumas dúvidas da população. “Materiais como a marmita de isopor e tecidos são encontrados com frequência nos sacos destinados à coleta seletiva, porém são objetos não-recicláveis. Por isso, precisam ser levados para o aterro”, explica Adicionaldo dos Reis.

Conscientização

A Coleta Seletiva foi implantada em 2011, durante a segunda gestão do prefeito Odelmo Leão. Atualmente, está presente em 29 bairros de Uberlândia. Mesmo assim, muita gente ainda se confunde na hora de separar os recicláveis.

Para sanar as dúvidas relacionadas ao descarte correto de resíduos, o Dmae realiza frequentemente ações de conscientização em comércios, residências e escolas, além de realizar palestras e visitas em condomínios e empresas. Em 2018 foram quase 500 visitas em diferentes estabelecimentos.

Descarte correto

Uma das maneiras mais eficazes de separação do resíduo é dividi-lo em secos (recicláveis) e úmidos (não-recicláveis). O grupo de materiais secos engloba: papelão (caixas de sapatos, por exemplo); papéis (como cadernos usados e folhas avulsas); plásticos (sacolinhas, embalagem de shampoo etc) e metais (latinhas de extrato de tomate, legumes em conserva entre outros). Já o lixo úmido é composto por materiais como restos de comida, fraldas descartáveis, papéis sujos de gordura, marmitas de isopor, lenços descartáveis e tocos de cigarros. O caminhão da Coleta Seletiva recolhe também óleo de cozinha, que deve ser acondicionado em recipientes adequados, como garrafas pets.

Vidro

O vidro é outro material reciclável e tem 100% de reaproveitamento. Sendo assim, todo recipiente de vidro destinado às associações de catadores e empresas de reciclagem será totalmente reaproveitado. Para descartar corretamente cacos e peças de vidro, são necessários cuidados especiais. É preciso armazenar objetos de vidro em recipientes como caixas de sapato ou caixas de leite vazias. Ações como essa evitam acidentes com os coletores.

Emprego e renda

Ao longo de 2018, a coleta seletiva gerou emprego e renda para 75 pessoas das associações e cooperativas que fazem parte do programa. Todo material recolhido é levado para os barracões onde os coletores separam o material, embalam e vendem para as empresas de reciclagem. “Além de contribuir para o meio ambiente dando a destinação correta aos materiais, é fundamental para o sustento destas famílias que vivem da reciclagem. É importante salientar que nos bairros que ainda não têm coleta seletiva os materiais podem ser levados para um dos 13 EcoPontos da cidade”, destacou Adicionaldo Cardoso.

Saiba Mais

Recicláveis

Latas de alumínio (cerveja, refrigerantes)
Latas de alimentos
Caixinha de leite e suco
Garrafas Pet
Vidros
Embalagens de arroz
Embalagem de extrato de tomate
Copo descartável
Jornais e revistas
Caixas de papelão
Baldes e bacias plásticas

Não-recicláveis

Marmitas de isopor
Embalagem de café
Tecidos
Madeira
Adesivos e fotografias
Clipes e grampos
Guardanapos de papel
Cerâmicas e porcelanas
Esponja de aço
Latas de tinta
Cabos de panela

Dicas

– Lave bem as embalagens para tirar os restos de comida e evitar a contaminação;

– Coloque todos os recicláveis no mesmo saco (não é preciso colocar em sacos separados);

– Leve os sacos de recicláveis para a rua somente nos dias da Coleta Seletiva do seu bairro.

Clique aqui para saber dias e horários da coleta seletiva ou fale com o Dmae por meio do Fone Fácil 115, mensagem no facebook/DMAEUberlândia ou pelo e-mail: atendimentodmae@uberlandia.mg.gov.br

ASCOM Uberlândia