Começa 2ª Edição do Curso sobre Nova Lei de Licitações promovido pela Amvap

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Servidores municipais participam da 2ª Edição do Curso sobre Nova Lei de Licitações realizado pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP. A capacitação começou nesta terça-feira (07/06), e acontece no auditório da Associação, no bairro Industrial, em Uberlândia.

Desta vez o curso será realizado em duas etapas, a primeira será nos dias 07, 08 e 09 de junho; e a segunda nos dias 23 e 24 de junho. Ao longo dos dias, são mais de sete horas de imersão no conteúdo para trazer aos participantes um panorama completo do tema.

“Nesta semana vamos trabalhar a parte de licitação, falando sobre dispensa, processos de credenciamento, pré-qualificação que a lei trata. Enquanto na outra semana será dedicada a parte de contratos. Entendemos que seria melhora dividir os assuntos para conseguir aprofundar nos temas”, explica o assessor em gestão pública da Amvap, Dr. Alexandro Paiva.

As palestras estão sendo realizadas pelos assessores em gestão pública da Amvap, Dr. Alexandre Paiva e Dr. Alexandro Paiva. Além de apresentar os aspectos teóricos e práticos da Lei 14.133/2021, o curso pretende orientar os agentes públicos sobre a necessidade de providenciar o adequado planejamento das aquisições públicas, demonstrar a importância da adequada execução e fiscalização dos contratos administrativos.

A nova Lei das Licitações foi sancionada em abril do ano passado pelo Governo Federal, e prevê a permissão para seguro garantia, a criação do Portal Nacional de Contratações Públicas e traz mais maleabilidade para as contratações do setor público.

Marcelo Bernardes Batista é servidor público da prefeitura de Uberlândia e trabalha com compras. Segundo ele, por ser um procedimento complexo exige além de atenção, muito conhecimento por parte dos profissionais. “Lido diretamente com editais, as dúvidas são muito frequentes sobre o que deve constar no termo de referência e no edital, por exemplo. Este tipo de documento causa dúvida em todo tipo de administração, por isso é bom buscar esclarecimento”.

O curso é voltado para servidores públicos que atuam nas cidades associadas à Amvap e demais profissionais que trabalham em licitações. Luiz Carlos de Oliveira é servidor licenciado de Cascalho Rico e acredita que o curso ajuda a ampliar a visão. “Precisamos conhecer bem a regra de negócio para atender bem as prefeituras na parte de licitações.

Thiago Marco de Moraes é empresário e atua em uma empresa privada que atende municípios da região na área de licitação. Ele conta que aproveitou o curso para deixar mais clara as novas mudanças da lei e levar para os funcionários. “Pela atuação que temos é importante dar a informação correta para os nossos clientes, além de ficar capacitado para difundir o conhecimento para os servidores que não puderam participar”.