Começa a montagem do natal sustentável de Monte Carmelo

Nossos Municípios

As praças de Monte Carmelo já estão sendo decoradas para o segundo ano do Natal Sustentável. A primeira é a Praça Landulfo Cardoso Naves, da antiga “Malhação”, que receberá um conjunto de enfeites que, depois de montado, irá simbolizar um cometa com uma cauda formada por vários fios de estrelas brilhantes e coloridas. Estes fios estão sendo distribuídos ao longo da praça e num determinado ponto vão se juntar à cabeça do cometa, como se ele tivesse acabado de cair na Terra.

A inauguração do projeto está marcada para o próximo dia 28, às 19h, na Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura. A solenidade contará com apresentação da Banda Sinfônica Jovem, da cidade de Pirapora, exibição de um documentário sobre o projeto, chegada do Papai Noel e uma surpresa que está sendo preparada pelos organizadores.

Este ano, o Natal Sustentável vai levar mais cor e mais vida a 19 espaços públicos. São 17 na área urbana e dois na rural, nos distritos de Gonçalves e Celso Bueno. A Prefeitura espera um aumento de pelo menos 20 mil turistas que deverão vir à cidade atraídos pela decoração natalina.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

A comunidade carmelitana se envolveu com o projeto, participou como pôde e o resultado é a reutilização de 110 mil garrafas PET, transformadas em aproximadamente 4.000 enfeites natalinos. Em 2013, primeiro ano do Natal Sustentável, foram recolhidas e reutilizadas 33 mil garrafas. “Por dia, são recolhidas 45 toneladas de lixo em Monte Carmelo então, se diminuirmos o volume de descartáveis, aumentaremos a vida útil do aterro e ajudamos o meio ambiente”, disse o prefeito Fausto Nogueira. “Além disso, ajudamos nosso comércio atraindo turistas para a cidade. Esperamos a visitação de moradores de pelo menos 20 cidades da região e de outros locais também”, afirmou.

“Sabemos que as crianças são multiplicadoras de informações e o encantamento que as peças provocam, mais o fato de participarem diretamente doando suas garrafas, visitando a oficina e as praças enfeitadas e bonitas já é um começo para ajudarmos a mudar a forma como a sociedade do futuro verá o lixo e os descartáveis. Este é um ótimo exemplo de educação ambiental.”

Ascom Monte Carmelo