Começa vacinação contra Brucelose em Cascalho Rico

Nossos Municípios

Cerca de 1500 animais deverão ser vacinados em Cascalho Rico, durante da Campanha de Vacinação de Brucelose, iniciada nesta semana, num investimento feito pela própria Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal e Desenvolvimento Agropecuário.

O prefeito do município, Dário Borges afirmou que o programa da Prefeitura deverá atender aos produtores rurais do município, cujo plantel a ser vacinado de fêmeas de 3 a 9 meses, deve chegar a 1500 animais. “A Prefeitura Municipal está desenvolvendo essa ação em prol do nosso pecuarista, mas acima de tudo, é uma questão de saúde pública, e com a vacinação temos a certeza da sanidade do nosso rebanho e da qualidade da carne e do leite produzidos no município”, afirmou o prefeito, que parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, a pessoa do seu secretário, Celso Resende Filho.

Foto: Ascom Cascalho Rico
Foto: Ascom Cascalho Rico

A doença

A Brucelose é uma doença grave causa pela bactéria Brucella sp que ataca bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos e pode ser transmitida ao homem.

Os sintomas da Brucelose bovina causada pela Brucela abortus são: retenção de placenta (após dar cria, o animal continua com a placenta colocada, provocando infecção); aborto – geralmente entre o 7º e 9º mês de gestação; artrite (juntas inchadas); e orquite (bolsa escrotal inchada). No homem, os sintomas mais frequentes são: febre, dor muscular, artrite.

Ascom Cascalho Rico