Conselho de Assistência Social discute Proteção Social Especial na Amvap

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Reunião trata sobre pontos importantes da atenção ao indivíduo em risco social

Representantes das cidades que integram o Conselho Intermunicipal da Assistência Social – CIAS, se reuniram na manhã desta quarta-feira (13/11) na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP para 74ª reunião ordinário do conselho.

Foram apresentados pelos municípios conteúdos que narram experiências e metodologias de trabalhos desenvolvidos nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. O debate reúne atores dos diversos municípios associados e contribui no aprimoramento das aplicações que vem sendo desenvolvidas em cada cidade nas políticas de assistência social.

13-11 Reuniao CIAS

Um dos pontos mais importantes da abordagem foram os procedimentos referentes à Proteção Social Especial, nas demandas que envolvem o uso e manipulação de drogas pelo indivíduo identificado em risco social. Nesse aspecto foram discutidos situações de intervenção do Ministério Público, trabalhos de grupos psicossociais com as famílias, referências e contra-referência sobre o tema e por fim as discussões em torno de normas do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS.

O advogado e consultor em gestão pública da Amvap, Dr. Alexandro de Souza Paiva, destacou em sua fala na reunião que os serviços de proteção devem ser integrais para os indivíduos em situação de risco social e familiares. Ele lembra também que a atenção qualificada ao usuário e sua família exigem uma compreensão complexa da questão. Julgamentos, culpabilidade e posturas moralistas devem assim ser evitadas. E finaliza ressaltando que a família deve ser buscada e incluída no acompanhamento sempre.