Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Capinópolis discute importantes ações

Nossos Municípios

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Capinópolis reuniu-se no dia 03 de julho próximo na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e deliberou importantes ações para a promoção dos bens culturais da cidade de Capinópolis. A reunião foi presidida pela Presidente do Conselho, Júlia Vieira Alvarenga e, também, pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Iracilda Pereira Duarte. Várias pautas foram temas da reunião, sendo destacadas a aplicação do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, o Registro da Banda Municipal Santa Cecília como bem imaterial e a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Capinópolis.

Os conselheiros aprovaram a utilização do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural na reforma da Praça ‘João Moreira de Souza’, sendo a reforma da iluminação prevista para acontecer ainda este ano. A Praça é um bem cultural formador da identidade local que merece toda a atenção do Poder Público Local. A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Capinópolis, esse ano, acontecerá no mês de agosto e terá como temática a culinária local. Essa culinária que se propõe resgatar é aquela em que os cidadãos lembram de seus pais e avós, que faziam e deixaram lembranças. Essa culinária será lembrada em um evento que ainda está sendo organizado pela equipe do Patrimônio Cultural, juntamente com o Conselho.

Outro destaque foi o Registro da Banda Municipal Santa Cecília, que foi aprovado pelo Conselho, após analisar o Dossiê de Registro elaborado pela Equipe Técnica. O próximo passo agora é encaminhar a decisão do Conselho para o Executivo homologar a decisão através de Decreto de Registro. Com essa ação o município alcançará mais recursos com o ICMS Patrimônio Cultural. Ainda foram discutidas ações de preservação para o Cemitério do Cafanhoto, que está sendo inventariado pelo Setor com o apoio do membro do Conselho Dr. Janeir Parreira.

A reunião foi muito produtiva e os Conselheiros estão colaborando com a proteção do Patrimônio Cultural da cidade. Os conselheiros são voluntários e suas ações beneficiam toda a população que tem o seu patrimônio resguardado e protegido. Estiveram presentes, além da Secretária Municipal de Educação e Cultura e a Presidente do Conselho, os membros Zoraine Vilarinho, Maria Zélia Cruz, Maria Helena Ferreira Felippe,  Queli Franco, Dr. Janeir Parreira, Valdair Bernardeli e o historiador Cláudio Scarparo Silva.

ASCOM Capinópolis