Encontro com profissionais da merenda escolar acontece em Ituiutaba

Nossos Municípios

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) realizou, no último sábado, o Treinamento Anual dos Manipuladores de Alimentos das Escolas, Creches e Entidades Filantrópicas, conveniadas com o município de Ituiutaba, exigido pela Lei 11.947/2009 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O encontro aconteceu na sede da Cozinha Central e contou com a participação de 130 profissionais envolvidos na produção da merenda escolar no município de Ituiutaba.

“Neste ano de 2019 optamos por fazer a palestra técnica sobre Manipulação de Alimentos e Boas práticas de Manipulação de Alimentos com nossas merendeiras e parceiras de creches e de escolas, que já fazem cursos diversos durante o decorrer do ano. Nosso público alvo foram todos os envolvidos na merenda escolar, principalmente os manipuladores, responsáveis pela produção e aqueles que servem o alimento que vai preparado da Cozinha Central”, disse a coordenadora do DAE, Joana Darc de Lima.

O evento foi aberto com uma palestra sobre Boas práticas, que abordou a importância da alimentação saudável para os educandos e foi ministrada por Silvânia Araújo dos Santos, da Escola Municipal Professor Camilo Chaves Júnior. Na sequência aconteceu a palestra sobre Importância do Manipulador de Alimentos, que destacou a importância da higiene pessoal, uniformes, comportamento pessoal, doenças e contaminação, ministrada por Marli Graciana de Oliveira Garcia e Aparecida da Penha Maciel, do Centro Social Leão XIII.

A Higiene com Utensílios foi o tema da palestra ministrada por Cláudia Aparecida da Silva Marques, da Creche Evangélica Miriã II, que discorreu sobre a forma correta de higienização de geladeiras, freezers e cuidados com o lixo. Ainda sobre higiene, a palestrante Fabiana do Carmo Silva, da Creche Evangélica Miriã I, fez uma abordagem sobre Técnicas de Higienização, Preparo e Pré-preparo dos Alimentos, com ênfase no armazenamento adequado, descongelamento e prazo de validade dos produtos.

A última palestra do evento foi ministrada por Nilson Roberto Pereira, professor da Universidade Estadual de Minas Gerais e da Universidade Federal de Uberlândia, que discorreu sobre Os Transtornos Provocados pelo Uso, Abuso e Dependência de Substâncias Psicoativas. Ele fez um testemunho de experiências vividas e dos caminhos percorridos e motivações recebidas para abandonar o vício. A dependência química é hoje, um problema grave e muito comum nas escolas, envolvendo alunos de todas as idades.

O evento foi encerrado com uma abordagem sobre Afetividade, do Projeto Entre Cores, Sabores e Afeto parte II, por Sandra Franco Bittencourt, do Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores (Cemap), da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Ituiutaba. Houve ainda bingo e sorteio de brindes entre os participantes.

“Foi um evento maravilhoso e recheado de emoção, confraternização e muito aprendizado. Começamos sua preparação em maio e tivemos que conciliar muitas agendas, o que demanda tempo. Mas o resultado foi incrível e não tenho dúvida que contribuirá para que merenda escolar cumpra seu papel levando uma alimentação saudável aos alunos, produzida por manipuladores responsáveis e mantendo o título de Merenda Positiva concedido ao nosso município em 2018, pelo PNDAE”, concluiu Joana Darc.

ASCOM Ituiutaba