Falta de chuva já mostra graves reflexos em municípios da Amvap

Nossos Municípios

Em Monte Carmelo a estiagem fez um rio, abastecimento de água já está comprometido

O longo período de estiagem instalado nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, assim como em diversas outras regiões do Brasil nos últimos meses, tem mostrado seus vários reflexos. Em alguns casos a situação é tão grave que já compromete o fornecimento de água para boa parte da população das cidades que passaram a enfrentar o racionamento.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

Em Monte Carmelo as imagens divulgadas pela assessoria de comunicação do município mostram o Rio Perdizes com o leito completamente seco. Na cidade do Alto Paranaíba, com cerca de 50 mil habitantes, medidas de conscientização da população já foram tomadas. Desde que a situação se agravou um carro de som percorre as ruas pedindo o uso consciente da água.

Atualmente os carmelitanos contam com o nível dos reservatórios que abastecem a cidade abaixo dos 40% de capacidade, conforme divulgou a assessoria de comunicação do município. A prefeitura municipal já tomou medidas para amenizar o problema que incluem a convocação da população local para adotar comportamento racional no uso dos recursos hídricos.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

O problema se repete também em Uberlândia. A capitação de água no município hoje está bem abaixo do volume consumido diariamente pela população que é de cerca de 230m³. Em virtude da diminuição no volume de água a cidade já adotou medidas de distribuição racionada. Em alguns bairros o fornecimento já é alternado, ou seja, em alguns horas do dia não há disponibilidade de água.