Indianópolis completa 84 anos de emancipação

Nossos Municípios

O Município de Indianópolis foi emancipado pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17/12/1938, e desmembrado de Araguari. Por conta de uma Lei da década de 80, a data de comemoração do seu aniversário foi mudada para o dia 30 de maio, fazendo parte dos festejos do mês dedicado a Santa Rita de Cássia.

Hoje, com cerca de 7.000 habitantes, e um povo ordeiro e trabalhador, o Município comemora os avanços em termos de desenvolvimento urbano e rural, com a melhora na economia e geração de emprego.

Um pouco de sua história

A atual cidade de Indianópolis teve origem na primitiva aldeia de Santana do Rio das Velhas, fundada por volta de 1.750 pelo coronel Antônio Pires de Campos, após expulsar da região os índios Caiapós. O domínio da aldeia, confiado aos jesuítas, logo passou aos índios Bororós. Os jesuítas são perseguidos e expulsos, mas os índios logo vão perdendo suas terras para os brancos.

O povoado cresce e, em 1.840 é elevado a freguesia, com o nome de Freguesia dos Índios da Aldeia de Santana do Rio das Velhas. O distrito foi posteriormente extinto pela Lei Provincial nº 1.195, em 1.864, e foi novamente recriado como distrito da cidade de Araguari pela Lei Provincial nº 1.657, em 1.870.

 

ASCOM Indianópolis