Indianópolis: PSF Alex Fernandes trabalha na prevenção contra a tuberculose

Nossos Municípios

A prevenção continua sendo o melhor remédio, e isso tem sido a base das ações desenvolvidas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde na Atenção Primária.

Segundo a coordenadora do PSF Alex Fernandes, enfermeira Lorena Caroline Borges, a equipe realizou na última semana “Sala de Espera”, onde foi abordado sobre a tuberculose, com ênfase na doença que ainda é realidade, e a população tem deixado de lado a sua importância e gravidade. “Foi explicado o que é tuberculose, como transmite, como se fazer a prevenção, o exame e seu tratamento”, comentou a enfermeira.

Foto: Ascom Indianópolis
Foto: Ascom Indianópolis

Para a enfermeira, tosse por três semanas ou mais já é um sinal de alerta, e nesse caso o melhor é procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, pois a tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos.

Ascom Indianópolis