Iniciada nova etapa do programa Uberlândia Resiliente

Nossos Municípios

Ação forma núcleo de alunos para multiplicarem conhecimentos de segurança e prevenção

Nessa semana, a Prefeitura de Uberlândia iniciou mais uma etapa do ‘Programa Uberlândia Resiliente – Superando Adversidades’. A iniciativa levará uma série de conteúdos teóricos e práticos sobre segurança e prevenção a alunos de seis unidades da rede municipal. A intenção é formar Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Estudantis.

A ação é conduzida por meio da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, além da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Diversas capacitações (executadas em parceria com o Dmae e Corpo de Bombeiros Militares) serão realizadas com estudantes do 6º ao 9º ano. As unidades contempladas são: E.M. Professor Sérgio de Oliveira Marquez, E.M. Mário Godoy Castanho, E.M. Hilda Leão Carneiro, E.M. Professora Carlota de Andrade Marquez, E.M. Odilon Custódio Pereira e E.M. do Bairro Shopping Park.

“O principal objetivo aqui é levar às crianças o conhecimento de uma cidade resiliente diante de emergências, que tem a capacidade de resolver os problemas e dar uma resposta rápida, voltar à normalidade o mais rápido possível. Vamos levar a elas dicas do que se pode e o que se deve fazer para evitar esses riscos”, explicou o diretor da Defesa Civil de Uberlândia, capitão João Batista Afonso.

Em cada escola, 30 alunos vão participar dos treinamentos, sendo um total de 180 multiplicadores dos conhecimentos passados.“O adolescente é um transmissor de conhecimento para nós, isso é muito importante. É uma forma de tentar algo diferente com a nossa juventude que já tem tantos percalços, para aprimorar os seus conhecimento e ajudar a sociedade de alguma forma”, afirmou a diretora da E.M. Mário Godoy Castanho, Adreana Rejane Gonçalves.

Os estudantes serão capacitados nas seguintes temáticas: Mudanças Climáticas e Desastres Naturais (Períodos de Chuva e de Seca) e Desastres Tecnológicos; Percepção de Riscos e Prevenção; Meio Ambiente e Destinação de Resíduos Domiciliares e Sólidos; Uso Responsável da Água; Redução, Reutilização e Reciclagem; Prevenção de Acidentes Domésticos/Produtos Perigosos; Primeiros Socorros/Simulados.

“A minha expectativa é de aprender o máximo possível para poder passar isso para frente e conseguir, também, ajudar as pessoas que precisarem, já que vou ter conhecimento sobre isso”, comentou Ana Vitória Montes Rodrigues (12 anos) estudante do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Mário Godoy Castanho.

Ao fim da capacitação, serão formados os NUPDEC’s Estudantis em cada setor alvo.

ASCOM Uberlândia