Ituiutaba: CRAS Alvorada investe no teatro como instrumento de formação social

Nossos Municípios

É sabido que durante muito tempo o teatro tem sido utilizado como fonte de transmissão de conhecimento e de ponto de partida para reflexões sobre questões cotidianas que perpassam pelas inquietações psicossociais dos seres humanos. E, com o objetivo de levar à comunidade informações essenciais à sua formação social, o Centro de Referência Social de Assistência Social “Juraci Furtado Chaves”, que está localizado no bairro Alvorada, tem realizado, através das atividades de seu Grupo Teatral, um importante trabalho de suporte educacional e de conscientização nos mais diversos segmentos da sociedade.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Nessa perspectiva, o Grupo de Teatro “Os Serelepes”, que desempenha suas funções no CRAS Alvorada e responde à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, durante aproximadamente 4 meses trabalhou para produzir a Peça “Os Mequetrefes de Giripóia”, que narra, de maneira bem humorada e criativa, situações que acontecem no contexto familiar, demonstrando as singularidades das relações humanas em família.

Segundo o diretor da Peça, o jornalista Marcelo Honorato, a história é uma comédia e se passa em uma pequena cidade fictícia chamada “Giripóia”, Agreste Nordestino. Naquela região vive uma família que adora se dar bem em tudo que faz. A emprega é uma das vítimas de todos, a coitada luta há anos para receber o salário atrasado. A peça traz o questionamento das intrigas familiares, da inveja e de outros temas do cotidiano. “Durante esses quatro meses todos os integrantes do Grupo pesquisaram um pouco da cultura nordeste, os costumes e assistiram a filmes ligados ao tema para a caracterização e produção do figurino dos personagens, que foi confeccionado por Helena Martins”, disse Marcelo.

A apresentação de estreia da Peça acontece nesta quinta-feira, dia 7 de agosto, às 9 horas da manhã, no CRAS Alvorada, e será aberta à comunidade, com entrada franca.

 “Todos os setores da sociedade, principalmente escolas e demais instituições educacionais, podem fazer o agendamento da Peça, para levarem esse trabalho adiante”, avalia a coordenadora do CRAS Alvorada, Joana Malta.

“Através das apresentações teatrais da SEDS tem sido possível atingir um número expressivo de pessoas, fazendo-as repensar suas atitudes diante da vida, principalmente as crianças pela atração que o teatro nelas exerce”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Sônia Correa do Carmo.

A Peça “Os Mequetrefes de Giripóia” dura cerca de 40 minutos e quem tiver interesse pode ligar no CRAS Alvorada para agendar uma apresentação. Para maiores informações sobre a Peça e demais atividades da instituição, o CRAS Alvorada está localizado na Rua dos Mognos, nº 404, e atende pelo telefone 34 3268-5953.

Ascom Ituiutaba