Ituiutaba e Comitê de Combate ao Aedes se reúnem para discutir ações no município

Nossos Municípios

Os integrantes do Comitê de Combate ao Aedes aegypti, criado através da Portaria 194/2019, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira com o prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, para alinhar ações que serão desencadeadas a partir de agora em Ituiutaba, visando o combate ao mosquito transmissor da Dengue. O comitê ainda pediu ao Executivo, a elaboração de uma lei que faculte a autuação e punição de proprietários de imóveis onde forem identificados, de forma reincidente, criadouros do Aedes aegypti.

“O objetivo não é o de aplicar multas, mas de alertar os proprietários de imóveis sobre suas responsabilidades. De nada adianta a prefeitura colocar nas ruas um batalhão de agentes para eliminar focos do mosquito, quando o maior número de criadouros se encontra dentro das residências. Também não adianta a maioria dos moradores de uma região tomar os devidos cuidados, se em uma ou outra residência os focos continuem existindo. Só conseguiremos vencer esta batalha contra o Aedes, se fizermos um trabalho conjunto e contínuo”, disse o presidente do comitê, Ulisses Manoel do Nascimento.

Conforme estudo previamente realizado Comitê de Combate ao Aedes aegypti, apesar das ações realizadas em relação à fiscalização, educação ambiental, em saúde pública, gestão de resíduos sólidos e, principalmente, às ações de combate aos criadouros do mosquito pela Secretaria de Saúde através do Centro de Controle Zoonoses, houve um crescimento no número de notificações das endemias, especialmente a Dengue, devido à presença de criadouros no interior e nos quintais das residências.

Durante a reunião, o prefeito Fued Dib destacou sua preocupação com o aumento dos casos confirmados de Dengue no município e lamentou que todo o esforço da Administração, nas mais diversas frentes de atuação, não está alcançando os resultados esperados.

“Enquanto esta pequena parcela da população, que ainda não se conscientizou da importância de eliminar os focos em suas residências, não mudar sua atitude, todos os demais moradores continuarão expostos e passivos de contrair esta terrível doença que pode levar à morte. Por isso, torço para que este comitê se torne permanente, independente da mudança de gestão”, disse.

O Comitê de Combate ao Aedes aegypti será o centro nervoso de uma estrutura em que as principais secretarias estarão representadas. Além disso, terá caráter interdisciplinar que contribuirá na melhoria da qualidade de vida da população e diminuirá os gastos públicos em saúde emergencial nos prontos socorros poupando a todos em relação aos aborrecimentos causados por estas doenças, especialmente a Dengue.

“Acreditamos que a interação entre as diversas secretarias e outros colaboradores possa ser um fator essencial em direção a um único objetivo: combater o mosquito Aedes aegypti que transmite Dengue, Zika, Chikungunia, Febre Amarela Urbana e possivelmente Mayaro”, disse Guilherme Silveira, professor do ICENT UFU-Ituiutaba e representante do Conselho Municipal de Saneamento, que foi o responsável pela solicitação de reativação do comitê ao prefeito Fued Dib.

MEMBROS DO COMITÊ/ENTIDADES:

– Ulisses Manoel do Nascimento – Obras

– Roberto Ferreira de Oliveira – Planejamento

– Liliane Cristine Domingues Lira – Saúde

– Marcela Verassani – Educação

– Vanúsia Satiro Silva – Meio Ambiente

– Paulo Sérgio de Oliveira – Zoonoses

– Guilherme Silveira – ICENP/UFU

ASCOM Ituiutaba