Ituiutaba: educadores passam por Curso de Capacitação em Baixa Visão

Nossos Municípios

Objetivando oferecer aos educadores da Rede Municipal de Ensino de Ituiutaba condições adequadas de desenvolvimento de suas funções, a equipe do Atendimento Educacional Especializado – AEE, realizou nesta segunda-feira, dia 25 de agosto, no Centro Municipal de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Permanente de Professores – CEMAP, um Curso de Capacitação em Baixa Visão.

O Curso foi ministrado pelo Professor Doutor, João Ricardo Melo Figueiredo, do Instituto Benjamin Constant, tradicional instituição de ensino referência no atendimento de deficientes visuais localizada no bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro. Considerado como o primeiro passo concreto no País para garantir ao deficiente visual o direito à cidadania, o Instituto foi pouco a pouco derrubando preconceitos e fez ver que a educação e a profissionalização das pessoas portadoras desta deficiência não era uma utopia.

Durante o Curso foram discutidos tópicos inerentes ao tema, como: Cegueira e Baixa Visão; Classificação Internacional das Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID – 10); Classificação para fins de Elegibilidade para Educação Especial (OMS – Genebra 1981); Avaliação Funcional da Visão; Definição para Baixa Visão; Histórico do Atendimento para Baixa Visão; Recursos Ópticos, Não-Ópticos e Eletrônicos; Acessibilidade e Baixa Visão; Algumas Patologias; Cegueira Legal (OMS); Avaliação Funcional da Visão; entre outros assuntos.

Foto: Ascom Ituituaba
Foto: Ascom Ituituaba

Para o professor João Ricardo, com o desenvolvimento do atendimento às pessoas com deficiência visual, principalmente em relação às observações feitas pelos professores sobre o potencial visual de alunos, antes considerados como cegos, ficou urgente a necessidade de uma avaliação não apenas clínica quantitativa, mas sobretudo, funcional, que levasse em consideração as potencialidades visuais das pessoas com baixa visão.

A secretária municipal de Educação, Lázara Maria Moraes, e a coordenadora do CEMAP, Maria Teresa Baciotti, também estiveram presentes no evento. “Estamos muito contentes com a realização deste Curso e com a presença do professor João Ricardo, do Instituo Benjamin Constant, que será de grande auxílio na capacitação dos professores do AEE, para que possam desenvolver suas funções adequadamente em sala de aula”, disse a secretária Lázara.

“Esse Curso será de suma importância para que os nossos professores tirem suas dúvidas e atualizem seus conhecimentos, visando oferecer um ensino de qualidade e que venha de encontro ao que rege a legislação no sentido de promover a real inclusão e o acesso de todos ao ensino”, avalia a coordenadora do AEE, Luciene Borba.

Ascom Ituiutaba