Ituiutaba intensificará ações de vacinação contra HPV

Nossos Municípios

As equipes da vigilância Epidemiológica devem voltar às escolas na próxima semana, para ministrarem a primeira dose

 Por determinação do Ministério da Saúde, os municípios deverão intensificar os trabalhos de imunização contra o HPV – Vírus do Papiloma Humano, que agora integra o calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde – SUS, devendo ter seus trabalhos intensificados com objetivo de ampliar a cobertura da vacina.

Estão aptas a receberem a primeira dose da vacina meninas de 9 aos 11 anos, e, apesar da vacina contra o HPV estar integrada ao calendário de vacinação regular do SUS a campanha pretende intensificar para ampliar a cobertura entre as jovens.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Cibele Ferreira, os esforços junto as escolas são validos, mas que somente serão imunizadas as alunas que possuírem a autorização dos pais. “Enviamos ofícios às escolas que estão sendo encaminhados aos pais das alunas em idade de receber a imunização, informando da vacina e solicitando a autorização. Só serão vacinadas as que os pais derem a autorização”, concluiu Cibele.

Apesar de estar sendo amplamente divulgada sua importância, por conta de a vacina ser nova, muitos ainda têm resistência. Mas vale lembrar que um dos tipos de cânceres que mais matam é o câncer de colo de útero, e a vacina contra o HPV tem como foco principal a prevenção deste tipo de câncer.

Ao todo estão aptas a receberem a primeira dose da vacina em Ituiutaba 2033 meninas, lembrando que é imprescindível que todas as adolescentes apresentem o Cartão de Vacina, para que seja feita a conferência do registro da primeira dose.

Dúvidas e informações podem ser esclarecidas na Secretaria de Saúde, no Departamento de Vigilância Epidemiológica, na Avenida Sete, entre as Ruas 24 e 26, número 1039, ou pelo telefone (34) 3271-8238, das 11:30 às 17:30, de segunda a sexta-feira.

Ascom Ituiutaba