Ituiutaba: ‘Novembro Azul’ reforça importância do preventivo masculino

Nossos Municípios

Depois do mês de outubro as atenções estarem voltadas para as mulheres, no Novembro Azul, os cuidados com a saúde do homem são evidenciados e as preocupações estão em alta. As unidades de saúde, desde de PSFs até o Centro de Saúde da Mulher, que também está apto a atender homens, intensificaram seus atendimentos neste período.

Durante a campanha “Novembro Azul”, em todas as unidades de PSF – Programa Saúde da Família de Ituiutaba foram atendidas em média de 340 homens, onde foram realizadas orientações sobre a prevenção do câncer de próstata e diabetes, além da distribuição de guias de PSA. Nas unidades de PSF, houve uma parceria junta aos alunos da UFU, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com diversas orientações.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Vale lembrar que os homens também podem procurar o apoio do Centro de Saúde da Mulher, principalmente quando sentirem dores na mama, mama inchada ou notarem algum nódulo, pois a prevenção do homem quanto ao câncer de mama é o mesmo das mulheres, alerta a diretora do Centro de Saúde da Mulher, comentou a coordenadora do Centro, Rosa Macedo.

O câncer de mama, como se sabe, é uma doença que atinge, principalmente, mulheres, porém, contrariando o que muitos pensam, a mesma também acomete os homens. “As glândulas mamárias estão presentes tanto em pessoas do sexo feminino quanto masculino (em menor quantidade), por tanto, estas últimas também estão propícias a apresentar e desenvolver o câncer de mama, só que em menor proporção”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, o médico Carlos Alberto Ruiz.

Ascom Ituiutaba