Ituiutaba: SEDS promove capacitação sobre Acolhimento Institucional Infanto-juvenil

Nossos Municípios

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ituiutaba – SEDS, por meio da equipe de Acolhimento Institucional Infanto-juvenil, disposta a colocar em prática as orientações técnicas atuais por meio do Reordenamento de Abrigos, realizou, recentemente, na sede da UAITEC, uma capacitação ministrada pela Assessora Técnica e Jurídica na Associação Casa Novella, Denise Avelino, de Belo Horizonte.

Durante o evento, que contou também com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Sônia Correa do Carmo, foram tratados temas importantes para fortalecer as ações em rede em torno do acolhimento de crianças e jovens no município.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Na oportunidade, Denise falou sobre sua experiência com acolhimento institucional, bem como buscou, através de seu conhecimento sobre assunto, repassar noções de um novo modelo de atuação, com vistas a reintegrar as crianças às suas famílias, trazendo uma proposta de reordenamento do serviço e novas práticas e conceitos relacionados ao tema.

“Buscamos, através deste trabalho que está sendo realizado hoje aqui em Ituiutaba promover um momento de reflexão, com o objetivo de que a família seja trabalhada, para que os jovens em situação de vulnerabilidade não saiam de seus lares e, se por ventura, forem para as instituições de acolhimento, possamos lidar com essas vulnerabilidades, a fim de devolvê-las para suas famílias sem maiores traumas”, comenta Denise.

Para a coordenadora do CREAS, Ana Flávia Santana, a comunidade precisa entender melhor a diferença entre menor infrator e jovens em acolhimento. Segundo ela, muitos segmentos da sociedade ainda confundem instituições de acolhimento com lugares de pessoas com problemas com drogas e justiça. Porém, é preciso lembrar que essas crianças são encaminhadas para esses locais por conta de uma ordem judicial que visa protegê-las.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

“Ainda existe uma certa confusão e preconceito da sociedade com relação a essas crianças e adolescentes, pois a falta de comunicação cria um sentimento de que esses jovens são infratores, o que não é verdade, uma vez que eles são encaminhados a esses lares como medida protetiva, e é responsabilidade de todos zelar por seus direitos a uma vida digna”, afirma Ana Flávia.

“Todos nós enquanto gestores e representantes da sociedade temos como obrigação cuidar de nossas crianças em situação de vulnerabilidade, e treinamentos como este são de fundamental importância para contribuirmos para o garantir o suporte adequado aos jovens institucionalizados”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Sônia Correa do Carmo.

Participaram da reunião, representantes do Fórum de Capinópolis, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Equipe Técnica Municipal/CREAS, Clubes de Serviço, CRAS, assessores da Vara da Infância e da Juventude, Polícia Militar, que tem sido uma grande parceira no suporte às atividades de acolhimento em Ituiutaba, entre outras pessoas ligadas ao setor.

Ascom Ituiutaba