Livro conta a história do centenário de Araporã

Nossos Municípios

Público de cerca de 70 pessoas entre as mais de 150 convidadas compareceram no lançamento do livro Nascer do Sol em Araporã, na noite de 30 de janeiro último para prestigiar o trabalho do jornalista Brasilaves Borges. “É um mergulho na História de Araporã desde os seus primórdios até os dias de hoje”, disse o escritor, informando que os vestígios da presença do homem em Araporã datam do ano de 1881, quando por aqui já existia o pouso de tropeiros João José.

O evento foi prestigiado por familiares do autor, entre outros, pelo prefeito Ronaldo Sandre, presidente da Câmara de Araporã Manoel Heleno e o também vereador Carício Francisco; diretora de Cultura Wilsiene Nena, diretora-geral da Educação Kelly Mara de Jesus, comandante da PM-Araporã tenente João Vieira Batista, inspetor da Polícia Civil Manoel Celestino Alves, presidente do Sindiaraporã Rafael de Freitas; pelos empresários Djair Arantes (Posto do Décio), Hélcio Alves Borges (HA&B), Renato do Vale (Araporã Bioenergia), Maria de Lourdes R. Borges (APLANA), Wesley de Souza Rezende (Caramuru) Cristian Peixoto (Furnas) e ainda por vários representantes de diversos veículos de comunicação de Itumbiara, entre outros.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Também presentes vários profissionais da mídia, amigos do autor: Jair Rezende (Rádio Paranaíba), cerimonialista do evento; Teila Costa, da TV Rio Paranaíba, Paulo Fidelis, da Rádio Paranaíba, Lauro Ferrão (ACII), Wanderson Fernandes, Paulo Faria e Ricardo Masson, da Rádio Módulo e ainda Luiz Pedro do jornal O Regional, Júnior Santana, do jornal da Hora e Elvira Tigreza, da Gazeta Daqui. A nota destoante ficou por conta da diminuta presença de pessoas da área educacional e nenhum representante da AILA (Academia Itumbiarense de Letras e Artes).

Falando aos presentes, Brasilaves apresentou sua obra como “um trabalho feito com muito carinho e dedicação”, focado nos acontecimentos históricos com um viés jornalístico e didático. O presidente da Câmara Municipal Manoel Heleno da Silva falou sobre a importância da obra e o prefeito Ronaldo Sandre fez rasgados elogios ao trabalho de Brasilaves. “Já li mais da metade do livro, a gente começa ler e não quer parar”, disse o prefeito.

Indagado sobre os resultados do lançamento de seu livro, Brasilaves era só emoção: “É um momento de raríssimo prazer”, disse. Ele lamentou a ausência de vários amigos e pessoas especialmente convidadas dizendo “é preciso entender que o que é caro para uns não tem a menor importância para outros”. Amenizando, concluiu: “Imprevistos e força maior também acontecem”.

Ascom Araporã