Mais de 100 mil pneus são coletados pela Prefeitura de Uberlândia

Nossos Municípios

A preocupação com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é constante e, por isso, o combate feito pela Prefeitura de Uberlândia não para. Uma das linhas de frente na luta contra o mosquito é a coleta de pneus realizada pelas equipes do Programa de Controle da Dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o mês de maio, foram 106.900 pneus recolhidos em diversos locais da cidade.

São sete caminhões que, diariamente, percorrem toda a cidade, passando pelas 614 borracharias cadastradas pelo CCZ. Além desta atuação permanente, há também o recolhimento em lotes vagos e na casa dos moradores, quando solicitado via telefone. A média de pneus recolhidos gira em torno de 18 a 20 mil por mês.

O coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda, explica que o recolhimento dos pneus é um trabalho fundamental no combate, pois é um objeto que propicia a proliferação do mosquito. “A preocupação é por se tratar de um recipiente que, em qualquer posição que for colocado, vai acumular água. Além disso, a parede emborrachada é perfeita para a adesão dos ovos do mosquito. Porém é importante destacar que é necessário evitar água parada em qualquer material, não apenas nos pneus”.

 A solicitação de coleta pode ser feita pelo telefone do Centro de Controle de Zoonoses (34) 3213-1470, ou pelo aplicativo Udi Sem Dengue, disponível para Android e iOS. Outra opção é levar o material em uma borracharia cadastrada ou diretamente ao Ecoponto do Industrial, localizado na avenida José Andraus Gassani, 4.655, das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

 

ASCOM Uberlândia