Mapa revela recursos vegetais e hídricos de Uberlândia

Nossos Municípios

Uberlândia conta com 31 cursos d’água, sendo 30 córregos e um rio, e para contribuir com a preservação destes espaços foi desenvolvido o Mapa Azul e Verde da área urbana. O material foi apresentado nesta segunda-feira (18) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) no Centro Administrativo Municipal. O evento teve ainda o lançamento do Calendário Ecológico, com datas e ações em alusão ao meio ambiente. Ambos serão utilizados por empresas, instituições educacionais e órgãos públicos em ações relativas ao meio ambiente. O lançamento dos materiais faz parte das comemorações pelo aniversário de Uberlândia.

O Mapa é um trabalho inédito e foi produzido em três escalas diferentes. O desenho aponta detalhadamente todos os pontos hidrográficos, parques municipais, aterro sanitário e áreas verdes, de preservação permanente ou institucionais dentro do perímetro urbano. O projeto foi elaborado de maneira a colaborar com o estudo e a orientação do planejamento da cidade, além de despertar a população para a preservação ambiental.

“Este mapa confirma que o nome de Uberlândia, que signifca Terra Fértil, é correto. É uma cidade com diversos recursos hidrícos e ambientais privilegiados. Isto torna maior a nossa responsabilidade de valorizar e cuidar”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosângela Paniago.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Para o diretor interino do Dmae, Alexandre Silva, o material é mais uma atividade educacional e ambiental, principalmente referente à água. “Atualmente, o Dmae pode se orgulhar de não ter esgoto lançado em córregos urbanos e conseguir com isto recuperar estes espaços, que antes eram poluidos. Mas é preciso conscientizar todos sobre a importância de sempre ter ações em prol da preservação da água”, afirmou.

Calendário Ecológico

Com a proposta de tornar todos os cidadãos multiplicadores de ações ambientais, a Secretaria de Meio Ambiente produziu o Calendário Ecológico, onde são destacadas as atividades e datas alusivas às questões ambientais durante os próximos meses. O Calendário visa educar e reverter o quadro de degradação ambiental percebido na atualidade.

“Praticas de educação ambiental são importantes e devem ser sempre fomentadas. O projeto é acima de tudo uma ação educativa e preventiva e isto sempre nos garante retornos favoráveis, inclusive econômicos”, disse Rosângela Paniago.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

“O material é muito importante para o momento atual e também para o futuro. Temos que motivar as pessoas a terem atitudes ecologicamente corretas já que a questão ambiental é tão séria e importante para todos”, afirmou o prefeito Gilmar Machado.

Ação educativa

O Mapa e o Calendário serão distribuídos para várias pessoas e órgãos. Durante o evento eles foram entregues à secretária de Educação, Gercina Novais, e será distribuído também nas unidades escolares para trabalhos pedagógicos. “São ações preventivas e educativas que orientarão as atividades educacionais de acordo com cada comunidade”, disse a secretária.

Secom PMU