Meia maratona reúne mais de mil corredores em Uberlândia

Nossos Municípios

A manhã ensolarada deste domingo (02) foi movimentada para os mais de mil participantes da primeira Udi 21, uma meia maratona. A largada da prova foi às 7h30, no estacionamento do Teatro Municipal de Uberlândia. A corrida teve a disputa nas distâncias cinco quilômetros, 10 quilômetros e 21 quilômetros, com percurso aferido por medidor oficial integrante do quadro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

De acordo com um dos organizadores, Ricardo Lopes, o evento superou as expectativas. “Uberlândia depois de nove anos voltou a ter uma meia maratona e pretendemos que essa fique fixa no calendário de corridas”, diz Ricardo que tem entre os apoiadores a Prefeitura Municipal de Uberlândia e a TV Integração. De acordo com o organizador, foram 1.250 inscritos em 1.300 vagas oferecidas, o que demonstra a confiança depositada no evento. A prova teve a duração máxima de três horas e o atleta que em qualquer dos trechos não esteve dentro do tempo projetado, foi convidado a se retirar da prova. A supervisão técnica foi da Federação Mineira de Atletismo (FMA) com realização da empresa Sun comunicação Publicidade e Marketing.

Os trajetos foram diferenciados para cada percurso, sendo a largada igual para todos, saindo do Teatro Municipal, descendo pela Avenida Rondon Pacheco. Para os que fizeram cinco quilômetros o retorno foi na avenida Anselmo Alves dos Santos; quem fez 10 quilômetros o retorno foi na altura da Avenida Nicomedes Alves dos Santos; e quem fez 21 quilômetros foi até o Parque Sabiá, deu uma volta completa dentro do parque e depois desceu pela Avenida Anselmo  Alves dos Santos voltando até a Arena do Teatro.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Para Rejane Rodrigues Vieira, 47 anos, enfermeira, a participação da prova teve um sabor de superação. Ela conta que pratica corrida há 10 anos. Na prova deste domingo, fez o percurso de cinco quilômetros, categoria 45 a 49 anos e ficou na 16ª colocação. “Eu enfrentei essa prova com muita fé porque eu saí recentemente de um aneurisma, que fui acometida há oito meses, então para mim está sendo maravilhoso porque eu achava que eu não voltaria a andar mais. Eu fiquei um período sem andar, sem falar, então para mim já é uma vitória, independentemente da colocação que eu fiquei”, comenta Rejane com a voz embargada pela emoção. Orlando Resende, diretor do Dmae, que também foi um dos competidores,  conta como foi a experiência. “Tem 12 anos que eu faço corrida de rua. Corro com regularidade e já participei de várias corridas em Uberlândia. Gosto muito de correr, é muito saudável”. Karolina Cordeiro Alvarenga, 35 anos, correu com seu filho Pedro Alvarenga, de 8 anos, que tem uma síndrome motora e precisa usar cadeira de rodas. Karolina fala da emoção de participar com o seu filho. “Fiz 10 km na minha categoria, de 30 a 35 anos. A emoção de correr com meu filho é impar, cada quilômetro é um desafio, quando a gente pensa que vai desistir, eu lembro da história dele e sempre fico muito emocionada em todas nossas largadas e chegadas. É como se ele estivesse nascendo”, diz a mãe, que fala do seu maior prêmio. “Já corro há três anos com meu filho, e quando chego e pergunto a ele se valeu a pena e ele me esboça um sorriso, para mim é a melhor medalha”, conta a competidora com olhar carinhoso para o filho.

A premiação contou com troféus, feitos pelo artista plástico de Uberlândia Miguel Assis Guimarães, e medalhões distribuídos por faixa etária para as diferentes categorias.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

CONFIRA OS RESULTADOS

5 km feminino

Primeiro Lugar: Ana Juliana Resende

Segundo Lugar: Melissa Coelho Borges

Terceiro Lugar:  Elisa Maria Prado de Ávila

5 km masculino

Primeiro Lugar: Donizete Batista Vargas

Segundo Lugar: Felipe Emanoel da Costa

Terceiro Lugar: Ademilson Borges Batista Junior

10 km feminino

Primeiro Lugar: Pollyanne Rios

Segundo Lugar: Poliana Morais Melo

Terceiro Lugar: Gabriela Souto Ferraz

10 km masculino

Primeiro Lugar: Ricardo Candido da Silva

Segundo Lugar: Valteci Pereira Magalhães

Terceiro Lugar: Eduardo da Conceição Chaves

21 km feminino

Primeiro Lugar: Grazielle Francelino Pedroso

Segundo Lugar: Ariádenes de Souza Soares

Terceiro Lugar: Alessandra Beltran

21 km masculino

Primeiro Lugar: Flávio de Oliveira Silva Soares

Segundo Lugar: Leonardo Filipe Luz

Terceiro Lugar: Divinomar Barbosa dos Santos

Secom PMU