Ministro da Guiné-Bissau visita Femec em Uberlândia

Nossos Municípios

Na abertura da Feira de Agronegócios de Minas Gerais (Femec), o prefeito Gilmar Machado e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, se reuniram com o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Guiné-Bissau, João Aníbal Pereira, e o deputado da nação de Guiné-Bissau, Higino Cardoso.

A pauta foi a possibilidade do país do oeste africano ser contemplado no programa Mais Alimentos Internacional, o qual facilitaria o financiamento para aquisição de máquinas, equipamentos e implementos direcionados à agricultura familiar. Se ingressar no programa, a Guiné-Bissau conseguiria financiar, a longo prazo, as tecnologias com juros consensuais, assim como já acontece com Zimbábue, Gana, Senegal, Moçambique e Cuba.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A Guiné-Bissau tem um censo de 1,5 milhão de habitantes, sendo que 80% de sua produção alimentícia é assegurada pela agricultura familiar. A vinda das autoridades africanas ao Brasil tem também objetivos de trocas de experiências. A semelhança com o Brasil nas questões de clima e relevo é facilitadora para replicar os conceitos desenvolvidos pelos brasileiros.

“Queremos aproveitar a experiência do Brasil para fazer avançar nossa agricultura familiar, que enfrenta problemas de baixo rendimento e pouco acesso à tecnologia. Por isso nosso objetivo é ver como entrar no programa Mais Alimentos, conhecer a tecnologia brasileira orientada para o setor da agricultura e ter um protocolo de colaboração com o ministério do Desenvolvimento Agrário”, disse o ministro João Aníbal Pereira.

O encontro foi intermediado pela Superintendência de Igualdade Racial, ligada à Secretaria Municipal de Governo, junto com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Moçambique, que tem como presidente Sinfrônio Júnior e diretor cultural, Ramon Rodrigues.

Secom PMU