Monte Carmelo entrega reforma de unidade de saúde para a região do bairro Santa Rita

Nossos Municípios

O prédio da UBSF Maricota Fernandes, do bairro Santa Rita, passou por reformas e foi entregue à população neste mês de junho. Esta unidade fornece atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além de exame de Papanicolau, curativos, retirada de pontos, lavagem de ouvido, vacinação, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, inalação, aplicação de medicamentos, soroterapia e nebulização.

A unidade realizou 29.762 atendimentos em 2015 e beneficia diretamente os mais de 6.000 moradores da região dos bairros Santa Rita, Sidônio Cardoso, Santo Agostinho e União Carmelitana.

A reforma do prédio incluiu troca do piso, pintura e a construção de rede elétrica, telhado, novas salas, banheiros e as instalações foram todas adequadas às normas de acessibilidade.

Agora, a UBS Maricota Fernandes possui sala de medicação e observação, sala de imunização, farmácia, sala de esterilização, consultório médico, copa, enfermagem, recepção e consultório odontológico.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

Outros investimentos

Hoje, Monte Carmelo conta com 10 UBSFs e um PACS (Programa Agentes Comunitários de Saúde) na área urbana, uma UBSF no distrito de Celso Bueno e duas unidades de apoio, sendo uma no distrito de Gonçalves e uma em Buritis. Estas unidades realizam a média de 55 mil atendimentos por mês. Em 2015, totalizaram 462.979 atendimentos.

Além disso, a Prefeitura construiu uma Academia da Saúde no bairro Montreal e uma no Catulina, concluiu a obra do Hospital Municipal, reformou e ampliou o Pronto Socorro, está construindo uma UBSF no bairro Jardim dos Ipês, duas unidades da Rede Farmácia de Minas, uma no bairro Montreal e outra no bairro do Carmo e conseguiu uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regional para Monte Carmelo, que será inaugurada em breve e vai qualificar ainda mais o atendimento de urgência e emergência.

Também investiu na contratação de médicos especialistas nas áreas de pediatria, cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia, urologia, angiologia, cirurgia geral e na aquisição de equipamentos, como aparelho de Raios X para o Pronto Socorro, nove aparelhos de eletrocardiograma e nove desfibriladores para as UBSFs, cinco ambulâncias zero e uma adaptada com UTI móvel.

Com os investimentos, foi triplicada a oferta de exames de laboratório, Raios X e Ultrassom. Foram realizadas mais de 3.000 cirurgias eletivas de varizes, catarata, de otorrino e cirurgias gerais. Antes, essas cirurgias eram realizadas apenas fora do município.

A Prefeitura também implantou o Programa Melhor em Casa, que hoje fornece internação domiciliar, médico, fisioterapeuta, enfermeiro e técnicos em enfermagem a 35 pessoas por mês; o Programa Saúde do Trabalhador, que realiza a média de 900 consultas e 1500 exames de rotina por ano; o Centro Oftalmológico Ireno do Carmo, que realizou quase 5.000 atendimentos entre maio de 2014 e dezembro de 2015 e ampliou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Hoje, o NASF possui duas equipes compostas por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo, enfermeiro, médico psiquiatra e assistente social.

Na saúde bucal, a Semana de Saúde Bucal beneficia em torno de 3.600 crianças de 6 a 10 anos de 10 escolas municipais e estaduais todo ano.

Ascom Monte Carmelo