Monte Carmelo inaugura “Natal Sustentável” no próximo dia 28 de novembro

Nossos Municípios

A inauguração do Natal Sustentável de Monte Carmelo será no próximo dia 28 de novembro, às 19h, na Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura. A solenidade contará com apresentação da Banda Sinfônica Jovem, da cidade de Pirapora, exibição de um documentário sobre o projeto e chegada do Papai Noel. Além disso, o evento trará uma surpresa para o público.

O projeto Natal Sustentável envolveu toda a comunidade carmelitana, que participou como pôde. Num esforço conjunto, estudantes de todas as idades e os demais moradores do município doaram 110 mil garrafas plásticas; empresários e voluntários também fizeram suas doações. Em 2013, o Natal Sustentável reutilizou 35 mil garrafas.

Ao todo, serão decorados 19 espaços públicos, sendo 17 na área urbana e dois nos distritos rurais de Celso Bueno e Gonçalves. A expectativa da Casa da Cultura é um aumento de pelo menos 20 mil turistas na cidade no período natalino em função da decoração de PET que, com sua simbologia única, pretende sensibilizar as pessoas para a importância da doação e do amor ao próximo.

Segundo o prefeito Fausto Nogueira, o projeto ajuda na educação ambiental, retira as garrafas do meio ambiente e ajuda a aquecer o comércio local. “Por dia, são recolhidas 45 toneladas de lixo em Monte Carmelo então, se diminuirmos o volume de descartáveis aumentaremos a vida útil do aterro e ajudamos o meio ambiente. Além disso, ajudamos nosso comércio atraindo turistas para a cidade. Esperamos a visitação de moradores de pelo menos 20 cidades da região e de outros locais também”, disse.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

“Quanto à educação ambiental, sabemos que as crianças são multiplicadoras de informações e o encantamento que as peças provocam, mais o fato de participarem diretamente doando suas garrafas e visitando a oficina, já é um começo para ajudarmos a mudar a forma como a sociedade do futuro verá o lixo e os descartáveis”, afirmou.

Para Álvaro Gomes, diretor da Casa da Cultura e idealizador do projeto, a sociedade contemporânea e de vanguarda busca cada vez mais reintroduzir no ciclo a matéria prima antes descartada, tendência mundial que se fortalece dia após dia. “Inserir o lixo, processá-lo e transformá-lo em beleza é só um meio, uma técnica. A percepção humana tem mudado e é diferente do que tinham os nossos antepassados”, disse. “Quando a gente transforma lixo em beleza, modificamos a alma humana. O ser humano precisa de motivação visual, estética e isso está na ancestralidade humana. Lá na idade da caverna, o homem primitivo já tinha conceitos de beleza e daqui a 100, 200 anos a gente vai continuar buscando o novo, o belo, o agradável.”

Segundo José Aparecido Leles, projetista e coordenador-geral do Natal Sustentável, entre outros benefícios, o projeto é sustentável também na economia de energia e no reuso da decoração natalina. “O primeiro grande aspecto do Natal é que se ele for guardado, armazenado corretamente, os objetos podem ser expostos durante cinco anos, depois disso há necessidade de retoque”, disse.

“Um segundo momento de muita economia é o material que nós usamos na parte elétrica. Nós só trabalhamos com a lâmpada econômica. Se a gente comparar os natais passados e os materiais usados hoje, o projeto tem uma economia de 40%”, afirmou.

“Além disso, o Natal Sustentável é coletivo porque a ideia é a participação da sociedade como um todo. Quem manteve com as garrafas toda a matéria prima são as escolas em sua grande maioria, e esse ano com muito carinho recebemos muitas e muitas doações dos cidadãos. As 110 mil garrafas que estão dentro do projeto são a população. Existe um envolvimento muito mais profundo das pessoas, porque nos momentos de pico a sociedade tem nos respondido, tem nos auxiliado.”

Ascom Monte Carmelo