Monte Carmelo promove atividade ao ar livre gratuitamente para população

Nossos Municípios

Diz o ditado que “quem canta, seus males espanta”. E quem dança? Espanta o quê? No mínimo o mau humor, pelo menos nas aulas de zumba da Academia da Saúde da Prefeitura. Mas, não é só isso. A dança ajuda a melhorar a autoestima, na perda de peso, na aceitação do corpo, a controlar a pressão arterial e os níveis glicêmicos, liberar serotonina – hormônio do prazer, entre outros benefícios. “Quando a pessoa faz a dança, não é como uma atividade comum. É uma atividade prazerosa porque à medida que está participando das aulas ela canta, vê outras pessoas se exercitando e isso a estimula”, afirma a professora Vanessa Pena, fisioterapeuta da secretaria de Saúde. “Os ganhos em saúde são inúmeros”, garante.

A iniciativa da secretaria de Saúde visa estimular a prática de atividade física. As aulas são gratuitas e acontecem das 18h30 às 19h30, às terças e quintas-feiras. Todos podem participar, mas a fisioterapeuta Vanessa Pena recomenda que, antes, a pessoa faça uma avaliação médica, de preferência com um profissional apto a realizar exame cardiovascular. “Em relação à fisioterapia, a gente pergunta se tem algum problema de coluna, em algum membro inferior ou alguma dor que a impossibilite de fazer exercícios. Se não tiver nada disso e o médico autorizar, tudo bem”, disse. Aí é só fazer o cadastro, na própria academia.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

Hoje, a turma é só de mulheres. As alunas têm idade entre 12 e 60 anos e são moradoras dos bairros Montreal, Vila Nova e Progresso. Homens e moradores de outras regiões também podem participar e quem quiser conhecer está convidado a fazer uma aula experimental.

“Quando a academia foi inaugurada, em maio deste ano, começamos com as aulas dentro do salão, com 19, 20 pessoas, quando muito, 25; depois foi aumentando e hoje estamos com uma turma de 60”, lembra a professora Vanessa Pena. “Lá dentro não cabe todo mundo porque o espaço ficou pequeno, então improvisamos uma extensão e levamos a música para o lado de fora e fazemos a dança lá. É muito divertido. Tenho uma paciente que conseguiu perder quatro quilos com apenas um mês de dança”, disse.

Além das aulas de zumba, as unidades de saúde também promovem trabalhos em grupo de acordo com a necessidade da pessoa. Os grupos são nutricionais e psicossociais. Os nutricionais são direcionados aos diabéticos, obesos e hipertensos e têm acompanhamento de nutricionista, os psicossociais atendem crianças, adolescentes, mulheres e gestantes e são acompanhados por psicóloga e assistente social.

Completando, no poliesportivo Pinheirinho tem alongamento às segundas e quartas-feiras, às 7h. Lá, o fisioterapeuta também organiza grupos de coluna para dar dicas de como conviver com a dor e grupos de orientação de atividade física para hipertensos e diabéticos. O poliesportivo localiza-se no bairro Vila Nova.

Ascom Monte Carmelo