Mutirão de limpeza começa em Capinópolis

Nossos Municípios

A equipe de controle de endemias de Capinópolis começou a trabalhar na quinta-feira, já fazendo alguns terrenos, tirando alguns pneus de alguns lugares e prossegue agora nos bairros fazendo uma limpeza, estimulando a população a tirar os lixos da casa que possam acumular água, o importante é isso, coisas que possam ser depósito de água e criadouro do mosquito da dengue. Já foram feitos os bairros ‘Wagner de Paula’ I e II e no Recanto das Acácias. Também eles fizeram o bairro ‘José Balduíno’ e o Conjunto Habitacional ‘Roney de Almeida Garcia’. Ontem o mutirão de limpeza percorreu os bairros Alvorada III e II. “Precisamos muito da população”, destaca Laíse Suriane, coordenadora em epidemiologia. Em entrevista, ela fala sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti em Capinópolis.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

Pergunta: O planejamento de vocês é concluir toda a cidade em quanto tempo?

Laíse Suriane: Até final de março.

Pergunta: Pela quantidade de lixo encontrada, parece que a cidade está bem suja, não é?

Laise: Sim. No primeiro dia, no período da manhã, foi retirado um caminhão no bairro ‘Wagner de Paula’, então, tendo em vista o local ser um tamanho pequeno está bem sujo e precisa de conscientização e retirar mais ainda e não deixar nada.

Pergunta: Principalmente agora, com o Aedes aegpti provocando essas três doenças terríveis, dengue, a Chikungunia e Zika, inclusive, nós tivemos no ano de 2015 óbitos em Capinópolis provocados pela dengue, e é importante a população participar, se a mesma não participar não adianta nada o trabalho de vocês, correto?

Laise: A participação da população é fundamental para que a gente possa evitar essas três doenças e mais a microcefalia, que pode também ser causada pelo Zika Vírus. É a conscientização de toda a população para poder combater e evitar os casos e até mesmo os óbitos.

Pergunta: No caso, como você acabou de dizer, das grávidas, vocês têm uma programação especial no entorno das gestantes de Capinópolis, pois vocês têm a relação de todas da cidade, não é?

Laise: Sim, elas têm as consultas mensais, se não vão, tem as buscativas pelos PSFs para estar buscando essas pacientes, para estar fazendo a consulta de pré natal e também receber a orientação quanto à importância dos cuidados para evitar a dengue, a Chikungunia, a Zika e até mesmo a microcefalia.

Pergunta: Quando falo entorno, é no sentido de proteção da gestante na própria residência dela, pois eu acompanhei uma reunião com a promotoria na administração anterior, onde ela pediu que a Secretaria de Saúde fizesse esse trabalho e certamente ele é continuado.

Laíse: Isso mesmo. As agentes de saúde vão nas residências, fazem orientações, olham o terreno, olha como que está a casa, a situação da gestante, então é dada uma atenção maior para ela. Foi feita sim essa reunião e o cuidado com a gestante tem que ser redobrado, porque são duas vidas.

Pergunta: Qual a importância da adesão da população, não só nessa época do mutirão, mas durante todo o tempo, com referência aos perigos das doenças que o Aedes aegypti transmitir?

Laise: É de suma importância a população estar consciente, por que é importante não só nesse período de chuva. O mosquito, a larva, o ovo, ele fica ali, depositado naquele recipiente seco mais de 400 dias, então, se começar a chover, se não retirou, se não passou a bucha em volta, ele vai sobreviver novamente e continuar o seu ciclo de vida, que é, em 10 dias ele passa de ovo para mosquito e já vai estar aí, infectando e transmitindo doenças, então, é importante que todo mundo tenha consciência, não só agora, mas o ano inteiro, com as crianças, com idosos, com todo mundo para poder evitar mortes, doenças irreversíveis, como a microcefalia.

Pergunta: As crianças, os estudantes, são fundamentais nessa conscientização?

Laise: São fundamentais. Eles são o elo entre a escola, nós temos educadores em saúde que passam, vão nas escolas, fazem orientação e eles levam a informação para casa, ajudam os pais a olhar, então, eles são peça fundamental e com certeza nos ajudam muito.

Pergunta: Em resumo: é Capinópolis na luta contra a dengue!

Laise: Isso, a cidade contra a dengue, a Zika, a Chikungunya, e também evitando a microcefalia e outros agravos que podem ocorrer.

Ascom Capinópolis