Novo curso do CQGP orienta participantes sobre planejamento dos recursos do SUAS

Notícias AMVAP

De acordo com pesquisa feita pelo Estado de Minas Gerais, cerca de R$ 200 milhões de recursos da Assistência Social estão parados nas contas dos municípios. O novo curso do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP): Planejamento e a Gestão Orçamentária e Financeira para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) teve como objetivo apresentar caminhos para os gestores planejarem e executarem os recursos de modo a aprimorar a gestão do Suas.

Realizado nos dias 23 e 24 de agosto, na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte, o curso proporciona aos participantes conhecimentos dos aspectos conceituais e legais da política pública do setor. A capacitação possibilita o entendimento teórico e prático quanto ao orçamento, financiamento e gerenciamento dos recursos, por meio do fundo de Assistência Social, além de enfatizar a necessidade de transparência e ética na gestão do recurso público.

Foto: Portal AMM
Foto: Portal AMM

Servidores de diversas cidades de Minas vieram entender melhor como utilizar os recursos do setor, e como se adequar à legalidade. “Vim com a expectativa de aprender a usar da melhor forma o recurso que vem do governo federal, no sentido de beneficiar a população e usar da forma mais correta possível, seguindo a nossa gestão de transparência, de respeito com o dinheiro público”, disse a secretária de Assistência Social do município de Três Marias, Adriana Aragão.

A questão do planejamento na aplicação das verbas dos repasses também foi abordada durante a capacitação. “Planejar é fundamental. Acreditamos que qualificar é o melhor caminho para que a gente possa melhorar a gestão. Esse curso foi pensado para que possamos orientar os gestores de forma a planejar e executar os recursos com o objetivo de aprimorar a gestão do SUAS”, esclareceu a assessora do departamento de Assistência Social da AMM, Mayra Camilo, que ministrou o curso, junto com a gestora da secretaria de Assistência Social de itabirito, Jussara Vieira.

Para Jussara, os dados da pesquisa feita pelo Estado apontam a necessidade imediata de capacitar e assessorar os municípios a planejar, acompanhar o ciclo orçamentário e orientar quanto ao gasto de recursos, de modo a qualificar e tornar mais eficiente a gestão dos recursos da Assistência Social: “O planejamento público é fundamental, e o curso oferece a base para construir esse planejamento de uma forma bem racional”, finalizou.

Portal AMM