Prefeitos da região dão o primeiro passo na implantação do conceito Cidades Inteligentes

Notícias em Destaque

Um importante passo no avanço tecnológico dos municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap foi dado pelos gestores municipais em reunião realizada na tarde desta terça-feira (26/07) em Campina Verde-MG.

Reunião Cidades Inteligentes - Campina Verde. Foto: Luiz Otavio Petri
Reunião Cidades Inteligentes – Campina Verde. Foto: Luiz Otavio Petri

Na ocasião os prefeitos receberam o presidente do Consórcio Intermunicipal de Especialidades – CIESP e prefeito do município de Mar de Espanha – na Zona da Mata Mineira, Wellington Rodrigues, com o qual o CIDES vem firmando parceria para efetivação do conceito Cidades Inteligentes.

Wellington destacou aos prefeitos e participantes a importância deste recurso para as gestões públicas municipais considerando a oportunidade do marco legal estabelecido através do Decreto da Presidência da República nº 8.776 de 11 de maio de 2016 que instituiu o Programa Brasil Inteligente. Ele lembrou também que a adoção do conceito Cidades Inteligente já dispõe de capital e portanto foge a necessidade de busca de novos recursos para esta finalidade.

27-07 Cidades Inteligentes Campina Verde2
Da esquerda pra direita: Wellington Rodrigues – prefeito de Mar de Espanha e presidente do CIESP, Cristina Martins – secretária executiva do CIDES e Reinaldo Assunção Tannús – Pres. do CIDES e prefeito de Campina Verde. Foto: Luiz Otavio Petri

O evento recebeu também o consultor do McKinsey Global Institute, Herike Assis, que reforçou o leque de possibilidades de implantação de novas tecnologias sem a necessidade de troca imediata do parque de Iluminação Pública (IP) hoje instalado.

Outro ponto fundamental foram as explanações técnicas de viabilidade apontadas pelo representante da Cemig – José Firmo do Carmo Júnior, que destacou as possibilidades de avanços de vários serviços por meio dos ativos de IP, como por exemplo, a chance de disponibilizar sinal de internet pelos pontos de IP, vídeo monitoramento em tempo real, segurança pública assistida na zona urbana e rural entre vários outros.

Reunião Cidades Inteligentes - Campina Verde. Foto: Luiz Otavio Petri
Reunião Cidades Inteligentes – Campina Verde. Foto: Luiz Otavio Petri

Os prefeitos que integram o CIDES sinalizaram o projeto como uma oportunidade de ser uma peça fundamental na infraestrutura necessária para viabilizar a disponibilidade de mais tecnologia e melhores serviços à sociedade. Para o prefeito anfitrião e presidente do CIDES, Reinaldo Assunção Tannús, esta é a chave que abre novas portas para o futuro tecnológico das cidades.

Já a presidente da Amvap e prefeita de Capinópolis, Dinair Maria Pereira Isaac, destacou o novo conceito como algo fundamental para o poder executivo municipal que busca novos recursos capazes de melhorar a qualidade dos serviços públicos e assim garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Presidente da Amvap e prefeita de Capinópolis - Dinair Maria Pereira Isaac, discursa na abertura da reunião. Foto: Luiz Otavio Petri
Presidente da Amvap e prefeita de Capinópolis – Dinair Maria Pereira Isaac, discursa na abertura da reunião. Foto: Luiz Otavio Petri

Cidades Inteligentes

Cidades Inteligentes são aquelas que vem se atentando para a arquitetura tecnológica do mundo moderno. Esse conceito se mostra como um importante instrumento na gestão municipal considerando o perfil de cada cidade frente ao cenário futuro de crescimento populacional com relevância às perspectivas das cidades como espaços em desenvolvimento.

CONACI/BR

A Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil – CONACI/BR é a entidade que busca promulgar este novo norte tecnológico aos municípios. Por meio do CIDES o conceito Cidades Inteligentes deve avançar nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba de forma pioneira mostrando a importância dos consórcios multifinalitários.