Prefeitos mineiros pedem orientação à CNM sobre Reforma Política

Notícias AMVAP

Prefeitos mineiros estiveram na terça-feira, 17 de março, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, para pedirem orientação à entidade sobre propostas que entrarão na pauta da Reforma Política.

Na reunião, os gestores solicitaram a mediação da CNM junto ao Congresso na aprovação da emenda constitucional que possibilita a unificação das eleições. Eles entendem que o sistema vigente de eleições a cada dois anos paralisa as atividades no Congresso Nacional e dificulta a tramitação dos projetos de leis e emendas constitucionais.

CNM/Amvap
CNM/Amvap

Além das eleições gerais a cada cinco anos, os representantes municipais também desejam o fim da reeleição e a prorrogação pelo prazo de dois anos dos mandatos dos prefeitos que se elegeram no pleito eleitoral ocorrido em 2012. A última reinvindicação seria para que o próximo pleito eleitoral nos Municípios coincidisse com as demais eleições, em 2018.

A reunião contou com a presença dos prefeitos de Conceição das Alagoas; Celson Pires, de Pirajuba; Rui Gomes, de Itaruma; Cláudio Freitas, de Uberaba; Paulo Piau e de seu assessor Danilo.

Agência CNM