Prefeitura de Araguari cria protocolo de medicação para síndrome gripal e Covid-19

Nossos Municípios

A prefeitura de Araguari, através da secretaria de Saúde, criou o protocolo para manejo de pacientes com síndrome gripal e Covid-19 no município. O protocolo apresenta várias definições, de acordo com os sintomas e idade dos pacientes.

O protocolo informa todo o manejo de pacientes com síndrome gripal, desde a notificação até a medicação, abordando como proceder na realização de exames, orientando sobre o isolamento domiciliar e as medidas de prevenção.

Segundo o protocolo, os medicamentos usados são: hidroxicloroquina, azitromicina e oseltamivir, de acordo com os sinais e sintomas do paciente e caso o mesmo não tenha contraindicações para o uso de tais medicamentos. O protocolo ressalta que, caso o paciente deseje fazer o uso de tais medicamentos, no tratamento é necessário preencher o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após a autorização do paciente, os medicamentos serão prescritos de acordo com o tratamento proposto pelo Ministério da Saúde.

A prefeitura de Araguari comunica que tais medicamentos estão em processo de compra pela Farmácia Municipal, porém até o momento não há fornecedores no mercado para entrega do produto. Dessa forma, a secretaria de Saúde aguarda o abastecimento da Farmácia Municipal com tais medicamentos para que os mesmos possam ser usados no tratamento de síndrome gripal e COVID-19.

“A prefeitura tem se desdobrado para adquirir os medicamentos, mas devido a procura muito alta no mercado, está encontrando dificuldades na compra, mas não estamos medindo esforços para o bem-estar da população,” comentou o prefeito Marcos Coelho (PSB).

Ascom Araguari