Prefeitura de Uberlândia ampliará realização de exames cardiológicos essenciais à população

Nossos Municípios

As doenças cardíacas são uma das principais causas de morte em todos os países. Identificá-las para que haja acompanhamento e tratamentos adequados é fundamental para oferecer qualidade e expectativa de vida ao paciente. Preocupada com isso, o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta terça-feira (26), as ordens de serviço para que quatro clínicas da cidade realizem exames cardíacos via Sistema Único de Saúde (SUS). A assinatura aconteceu em solenidade na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal.

O processo de credenciamento foi aberto no mês de junho e segue até 30 de dezembro para novos interessados. Após análise das propostas dos interessados, as clínicas Cardio Diagnosis, Clínica CEMTRI, MedCor e Prima Diagnósticos estão aptas a oferecerem os exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, holter 24 horas, mapa ambulatorial de pressão arterial, teste de esforço, duplex de carótida e de membros inferiores (arterial e venoso). Os exames serão custeados com recurso próprio da Secretaria de Saúde, totalizando mais de R$ 3 milhões.

A iniciativa do Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai garantir mais agilidade na realização de exames que são importantes para o diagnóstico e acompanhamento das doenças cardíacas.

“O paciente que precisa do exame cardiológico não pode esperar para realizá-lo. Devido à grande demanda da população, principalmente após a pandemia, já que muitas pessoas esperaram um momento mais seguro para retornar ao médico, a regulação teve uma concentração de pedidos. Por isso, determinei que a secretaria priorizasse a realização destes procedimentos”, enfatizou o prefeito Odelmo Leão.

Com a assinatura da ordem de serviço para o início das atividades, a expectativa é de que sejam realizados, mensalmente, oito mil exames. As primeiras marcações estão previstas para 1º de agosto e serão agendadas pela Central de Regulação Municipal, seguindo os critérios de prioridade e a classificação de cada paciente.

Outros procedimentos

A Prefeitura de Uberlândia também está com o credenciamento aberto, até o dia 30 de dezembro, de estabelecimentos de saúde que tenham interesse em realizar os exames de colonoscopia e endoscopia e cirurgias de hérnia e retirada de vesícula em pacientes atendidos pelo Município.

Para os exames, duas clínicas locais já foram credenciadas no processo e realizarão, ao mês, mais de 400 procedimentos. Os agendamentos dos pacientes estão previstos para iniciarem em agosto. Em relação às cirurgias, dois hospitais já manifestaram interesse e nos próximos dias devem apresentar as propostas para avaliação.

 

ASCOM Uberlândia