Prefeitura de Uberlândia consolida altos índices de alfabetização no segundo ano do projeto desenvolvido pelo Município e parceiros

Nossos Municípios

Neste ano, o programa Pacto pela Alfabetização obteve dados superiores aos registrados em 2022 na alfabetização de estudantes de 1º e 2º anos do ensino fundamental da rede municipal

Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A Prefeitura de Uberlândia segue promovendo ações que favorecem a alfabetização e a formação educacional. Na tarde desta quinta-feira (7), o prefeito Odelmo Leão e a secretária municipal de Educação, Tania Toledo, apresentaram, no Centro Administrativo Municipal, as conquistas do programa Pacto pela Alfabetização em 2023. Em novembro, a Secretaria Municipal de Educação avaliou a alfabetização de mais de 10 mil alunos de 1º e 2º anos do ensino fundamental, matriculados na Rede Municipal de Ensino, com resultados superiores aos obtidos em 2022.

“Parabéns à secretária, às diretoras, professoras e parceiros. Sem eles nada existiria. Eles é que fazem acontecer nas escolas do nosso município. Esse resultado é a competência deles. Parabenizo a cada um. Ninguém faz nada sozinho e seguiremos em busca de melhorar ainda mais os próximos resultados”, destacou o prefeito.

Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Por meio da aplicação de testes de leitura e escrita, feitos entre os dias 20 e 24 de novembro, 69% de todos os estudantes de 1º ano apresentaram resultados satisfatórios, superando os 56% obtidos em 2022. No mesmo período, a avaliação também foi positiva para os alunos de 2º ano submetidos ao teste, quando 74% obtiveram aprovação, acima, também, dos 73% percebidos um ano de atrás. Em 2023, o Pacto pela Alfabetização envolveu 5.039 alunos de 1º ano e outros 5.562 de 2º ano.

Durante a solenidade de apresentação dos resultados, diretores, professores e alunos de 10 escolas municipais estiveram presentes no auditório Cícero Diniz. O evento também foi marcado pela leitura de poema e apresentação musical feita por alunos da Rede.

“Mensurar o nível da alfabetização no nosso município e perceber dados tão expressivos no processo de nossas crianças é muito significativo. Traduz o esforço que temos empenhado para oferecer uma educação cada vez mais sólida aos estudantes. Por meio do Pacto pela Alfabetização, pudemos qualificar o ensino no pós-pandemia e preencher lacunas decorrentes da ausência de aulas presenciais”, disse Tania Toledo.

O Pacto pela Alfabetização envolve 57 escolas de ensino fundamental de Uberlândia. Neste segundo ano de implementação, o projeto se consolidou como uma política colaborativa e que contribui para o crescimento da Educação no município. Prova disso, é que a cidade serviu de modelo para outras que pretendem implantar a metodologia a partir de 2024, como, por exemplo, Ituiutaba e Canápolis, ambas em Minas Gerais, além de Abaetetuba, no interior do Pará.

 Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Pacto pela Alfabetização

A implantação do Pacto pela Alfabetização na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, anunciada pelo prefeito Odelmo Leão em fevereiro de 2022, resulta de acordo de cooperação firmado pela Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Projeto de Vida (de Uberlândia) e o Instituto Raiar (de Brasília). O objetivo é alfabetizar todos os estudantes até o 2º ano do ensino fundamental. Além disso, a Secretaria desenvolve um programa para recuperar a aprendizagem daqueles que ainda não alcançaram essa habilidade e que se encontram entre o 3º e 7º anos do ensino fundamental. O programa de recuperação das aprendizagens foi ampliado aos estudantes do 6º e 7º anos.

O Pacto atende aos preceitos da Política Nacional de Alfabetização (PNA), conduzida pelo Ministério da Educação (MEC). A PNA visa elevar a qualidade da alfabetização, combater o analfabetismo em todo o território brasileiro e promover práticas de alfabetização mais eficazes, a fim de criar melhores condições para o ensino e a aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita em todo o país.

A metodologia aplicada utiliza evidências e acompanhamentos do desenvolvimento de cada aluno, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem quando necessário. O Pacto também oferece capacitações aos professores, modelagem de gestão, qualificação dos processos de aprendizagem e incentiva a atuação em rede com a união da comunidade escolar pelo ideal de uma educação em constante melhoria.

 

07/12/2023

Fernando Cássio

imprensa@uberlandia.mg.gov.br

(34) 3239-2883/2684/2441

 

 

ASCOM Uberlândia