Procedimentos para execução do encerramento e abertura de exercícios são discutidos em encontro na Amvap

Notícias em Destaque

O ano começou com treinamento e atualização na área contábil para servidores das prefeituras municipais que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap. Nesta quarta-feira (20/01) dezenas de participante acompanharam o primeiro encontro sobre procedimentos para execução do encerramento e abertura de exercícios. O evento foi realizada por meio de parceria da associação com empresa especializada em contabilidade pública.

Os debates foram conduzidos por uma equipe especializada em contabilidade pública com o consultor Ilson Camolezi Júnior. O palestrante soma experiência profissional a cerca de 15 anos de atuação nas áreas de informática e processamento de dados no seguimento público tendo atuado como consultor contábil no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na Secretaria do Tesouro Nacional – Ministério da Fazenda.

 Ilson Camolezi Júnior - consultor. Foto: Luiz Otavio Petri
Ilson Camolezi Júnior – consultor. Foto: Luiz Otavio Petri

Na ocasião Camolezi e equipe trataram sobre dúvidas dos inscritos e levantaram temas pontuais identificados nos municípios por meio de relatos de experiências vivenciadas pelos participantes do encontro. As inscrições para o evento são gratuitas e são aguardados dezenas de participantes dos 22 municípios que integram a Amvap.

Conteúdo

Fechamento de Balanço (Conferências). Neste aspecto foram tratados temas essências como divida ativa, divida fundada e precatórios, bens moveis e imóveis dentre outros.

Já no aspecto de Abertura de Exercícios(Execução de Rotinas), foram pontuadas questões sobre tabelas básicas, orçamentos, execução de receitas, despesas e bancos, bem como contabilidade da abertura de exercícios.