PROCON de Ituiutaba dá dicas para aproveitar melhor o 13º salário

Nossos Municípios

Com o fim do ano chegando, se aproxima também o momento de receber o 13º salário. O PROCON de Ituiutaba orienta como a população pode fazer um bom uso do dinheiro extra no fim do ano, seja para pagar dívidas, reforçar a poupança, comprar presentes de fim de ano ou planejar uma viagem. No sentido de dar suporte adequado aos consumidores, o assessor do PROCON, Leonardo Oliveira, orienta os consumidores.

Contas de início de ano

Não se empolgue muito com a possibilidade de gastos extras, pois muita gente tem que arcar com os gastos do início de 2015: a fatura gorda do cartão de crédito do “Papai Noel” chegará em janeiro. Muitos consumidores precisam arcar com o pagamento de tributos como IPVA e IPTU, além dos gastos com a escola dos filhos; por isso, planejamento é a palavra-chave.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Pagamento de dívidas

Liste todas as dívidas (cartão de crédito, cheque especial, empréstimo, financiamento, etc.); priorize as dívidas que cobram juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial, e, se tiver um financiamento, aproveite o dinheirinho extra para antecipar uma ou mais parcelas.

Vale a pena antecipar?

Os bancos oferecem a possibilidade de antecipação do 13º salário. Antes de se decidir por essa modalidade, saiba que, na verdade, essa antecipação é um empréstimo que tem como garantia o 13º salário. Por isso, não utilize esse recurso desnecessariamente.

A modalidade só é interessante para quem pretende quitar dívidas com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial, por exemplo.

As taxas de juros podem variar de um banco para o outro e, por ser uma operação de crédito, envolve outros custos (tarifas, impostos). Pesquise e informe-se no seu banco como funciona.

Se não estiver com a “corda no pescoço”, aguarde mais um pouco, pois a antecipação pode ser apenas mais uma dívida.

Poupar ou investir

Você também pode poupar ou investir o 13º salário (ou o que sobrou dele). Analise as aplicações disponíveis no mercado, levando em consideração o período em que deseja usar o dinheiro, o tempo necessário para capitalizar (render) a importância desejada, a rentabilidade oferecida e o risco do investimento escolhido.

Ascom Ituiutaba