Programa fortalece a agricultura familiar e promove educação alimentar

Nossos Municípios

 

Uberlândia sediou nesta quarta-feira (09/04) o seminário do programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar, do Governo de Minas Gerais. O encontro reuniu mais de nove municípios da região e tem a finalidade de garantir o direito humano à alimentação saudável, adequada e solidária para os alunos da rede pública de ensino do Estado. O programa também visa fortalecer a Agricultura Familiar e promover a Educação Alimentar e Nutricional visando ao cumprimento da Lei Federal 11.947/2009, da alimentação escolar. Entre as cidades participantes estavam, Araguari, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Delta, Itapagipe, Ituiutaba, Santa Vitória, Uberlândia e União de Minas.

Este procedimento já vem acontecendo em diversos municípios, e é de competência do Estado promover a educação alimentar e nutricional, sanitária e ambiental, além de monitorar o estado nutricional dos alunos. Neste sentido, o programa foi criado para indicar a responsabilidade da Emater, das secretarias de Agricultura, Saúde e Educação do Estado, com o objetivo de iniciar um diálogo entre os envolvidos neste processo para que o programa funcione cada vez melhor. O programa ainda prepara os órgãos envolvidos para suprir demandas, gerar renda, produzir em quantidade suficiente e com qualidade os produtos regionais, atender as exigências sanitárias e nutritivas dos alimentos e educar o estudante para uma alimentação de qualidade e saudável.

10-04 Agricultura Familiar Udi

Durante o encontro, a gerente do programa, Jacqueline Junqueira, apresentou as metas do Governo. Em seguida, o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, Dom Mauro Morelli, ministrou uma palestra sobre Educação e Nutrição: Direito Humano à Alimentação Saudável, Adequada e Solidária.

De acordo com o assessor municipal de Segurança Alimentar, Bruno Maia, Uberlândia é uma cidade que está garantindo os 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra dos produtos da Agricultura Familiar para escolas públicas (municipais e estaduais). “O programa é um importante instrumento de promoção humana, ampliando a geração de emprego e renda no campo, dos agricultores familiares, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis por meio da articulação entre diversas áreas”, ressaltou.

Secom PMU