Projeto “Lixo é um Luxo” na Escola Municipal de Indianópolis

Nossos Municípios

A Escola Municipal de Indianópolis teve neste ano o desenvolvimento de um projeto voltado para Educação Ambiental, com o Projeto “Lixo é um Luxo”, realizado pela professora de Ciências Naturais Grace Anne M. Silva com as turmas do 6º ano B, C, e D do Ensino Fundamental.

Com o Tema “Ser Humano Saúde” a professora trabalhou em grupos seguindo um roteiro em conjunto com a classe, visando compreender o fato de ser o lixo uma ameaça aos recursos naturais e a compreender as consequências socioeconômicas e as implicações para a saúde pública da problemática do lixo, reconhecer as constituição do lixo doméstico e sua destinação adequada para a coleta seletiva, bem como perceber a importância de reduzir o consumo, reaproveitar e reciclar materiais selecionados do lixo.

Tal projeto foi desenvolvido em cinco aulas, sendo:

Primeira Aula: Iniciada com a problematização com as questões sobre: diferença entre lixo orgânico e inorgânico; como a poluição dos recursos naturais ameaçam a vida do planeta; de que modo o lixo doméstico agrava esse problema.

Todos os grupos realizaram pesquisas e leituras sobre o tema: – Consequências das destinações dadas ao lixo; – Possíveis destinação do lixo: aterro sanitário, usina de compostagem, reciclagem e reutilização, incineração. Concluindo, os alunos produziram um texto “Com o lixo aprendi que…”, sendo premiada as seis melhores produções.

Segunda Aula: Tratou-se da separação do lixo para a coleta seletiva, com atividades práticas, com os familiares verificando a quantidade de reciclável que cada casa é capaz de produzir em uma semana, lembrando dos cuidados a serem tomados com o manuseio dos materiais.

Nessa etapa a professora trabalhou com vídeos “O lixo nosso de cada dia”, e com o texto “Entendendo a importância da coleta seletiva”, além do “Jogo da reciclagem”, exercitando o conhecimento sobre o código de cores utilizado na coleta seletiva.

Terceira Aula: Cada aluno apresentou o número de sacos de lixo seco (vidro, plástico, metal e papel), que foram separando durante uma semana realizando o levantamento dos dados em gráficos com as somatórias de cada material separados pelas turmas.

Quarta aula: “O lixo revela seus hábitos, competências e habilidades”.  Foi realizado com os alunos de forma objetiva a reflexão sobre as práticas alimentares em casa, na escola e o lixo produzido como descartáveis, incluindo o desperdício (restos de alimentos nos pratos). Todo material que foi descartado pelos colegas na hora do lanche (papeis de balas, chocolates, salgadinhos, bolacha, latas de refrigerante, sucos, garrafas pet e outros) foram utilizados em um grande painel, utilizando a colagem dessas embalagens.

Quinta Aula: No último momento desse projeto, os alunos experimentaram a situação de reaproveitamento de lixo, escolheram materiais que foram selecionados e produziram peças que foram expostas no ambiente escolar, intitulada “O lixo é um luxo”.

ASCOM Indianópolis