Projetos desenvolvidos em Uberlândia chamam a atenção do Sebrae nacional

Nossos Municípios

Uberlândia é mais uma vez destaque no cenário nacional em relação ao desenvolvimento econômico. O município é um dos 40 selecionados para receber a visita técnica de consultores do Sebrae nacional e da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para conhecer projetos bem sucedidos. A visita aconteceu nesta quinta-feira (21) e continua nesta sexta-feira (22) e serve para que os representantes apurem mais detalhes dos trabalhos realizados na aplicação da Lei Geral e seu impacto na melhoria dos ambientes de negócios do município, além de uma visão geral sobre as políticas de desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda. Das 40 cidades que constam no itinerário, apenas duas são de Minas Gerais, Uberlândia e Muriaé, na Zona da Mata.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O consultor nacional do Sebrae, Gustavo Grisa, destacou a importância da cidade quanto à implantação de projetos de estímulo ao surgimento e crescimento de pequenos negócios e à modernização pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Entre os projetos que ele se impressionou está o Pró-Micro (Programa Municipal de Desenvolvimento da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedor Individual), que visa que criar facilitadores, desburocratiza processos, traz incentivo e promove capacitações para que empreendedores locais tenham sucesso na implantação e desenvolvimento de seus negócios.

A escolha dos locais por onde Grisa passará foi feita após levantamento de dados que também apontam cidades como destaque em eventos de desenvolvimento econômico. “Um dos pontos que motivou a visita até Uberlândia foi o planejamento estratégico e sistêmico para a questão do desenvolvimento envolvendo a média e pequena empresa”, ressaltou.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

“A nossa intenção é compartilhar nossos projetos auxiliando e servindo de exemplo para o desenvolvimento de outras cidades. E nós também queremos adotar aqueles projetos que deram resultado positivo em outras cidades e que auxiliam no desenvolvimento empresarial”, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes.

Após o diagnóstico das 40 cidades, serão escolhidos alguns municípios de maior destaque, cujas práticas serão levadas pelo Sebrae para os municípios de outras regiões brasileiras, com características semelhantes aos modelos.

Secom PMU