Resíduo da construção civil é utilizado na recuperação das estradas rurais de Ituiutaba

Nossos Municípios

A Secretaria Municipal de Obras iniciou, esta semana, o trabalho de reparo na estrada rural que dá acesso à Região das Sete Placas, utilizando um composto resultante da segregação e reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC). No local está sendo feita a drenagem e construção de dutos de concreto para o escoamento da água, além da colocação deste material reciclado nas lombadas e em pontos onde problemas são recorrentes no período das chuvas.

“No passado este trabalho era feito com a utilização de cascalho retirado das propriedades rurais. Mas existem questões ambientais que impedem a colocação do mesmo, em locais distante de onde foi retirado. Foi então que vislumbramos a possibilidade de transformar o lixo em luxo e utilizar os resíduos da construção para a recuperação das nossas estradas rurais”, comentou o secretário municipal de Obras, Vicente Fontoura.

Ele disse ainda que a Região das Sete Placas foi a escolhida para início desta operação por apresentar grande tráfego de veículos pesados, devido a existência de diversas granjas de suínos naquela localidade. “Em todos os anos temos muito trabalho no período das chuvas, com retirada de caminhões de ração ou que transportam animais para o abate, que acabam encravados na estrada. Agora estamos nos antecipando e buscando formas de minimizar estes problemas”, disse.

O secretário disse ainda que, uma vez concluído este trabalho de recuperação, a mesma operação será realizada também em outras estradas vicinais do município. “Para que possamos atender uma área ainda maior, estamos buscando parceria com as usinas, pois uma das nossas deficiências é justamente com relação ao maquinário, que além de reduzido, precisa ser deslocado de uma região para outra”, disse.

Resíduos 

A quantidade de resíduos da Construção Civil (RCC) gerada em Ituiutaba é de aproximadamente 4.500 toneladas/ mês ou cerca de 150 toneladas por dia. No interior do aterro sanitário existe um acumulado de aproximadamente 500 mil toneladas deste material, depositadas ao longo de mais de 10 anos. O material que está sendo utilizado pela Secretaria de Obras corresponde a 90% dos resíduos produzidos pela construção civil, tais como, argamassa, tijolos, pedras e concreto, entre outros.

ASCOM Ituiutaba