Santa Vitória integra projeto de aprimoramento na educação

Nossos Municípios

O último dia oito de abril foi marcado por reuniões que deram início ao processo de desenvolvimento do Projeto Educar, do IEPHA-MG, em Santa Vitória. O Projeto visa atender às determinações do programa, e tem a intenção de conduzir cidadãos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua história, pois conhecer e preservar seus bens culturais são dever de toda a comunidade.

O projeto EDUCAR vem fazer das escolas um instrumento vital para Educação Patrimonial de nossas crianças, fomentando um trabalho realizado por meio do ICMS Cultural anual, realizado por municípios mineiros.

Foto: Ascom Santa Vitória
Foto: Ascom Santa Vitória

Ao falar sobre o Projeto EDUCAR a Coordenadora Jeane alertou: “É muito importante formarmos em nossas crianças uma consciência de Educação Patrimonial, pois elas serão os adultos que deverão criar e manter vivas ações de políticas públicas voltadas para a proteção de nossa história, de nossa cultura”.

O EDUCAR em Santa Vitória será desenvolvido no ano de 2014, nas Escolas Municipais Tancredo Neves, com as professoras Ana Cláudia e Roseli e Geraldo Ribeiro com as professores Fabiana e Gláucia. A Secretária de Educação e Cultura, Carla Lima esteve presente às reuniões como Chefe da Equipe Técnica do município, participando de todo o processo.

“Nosso patrimônio cultural nos permite compreender nosso passado e nosso presente na sociedade em que vivemos, disse Carla Lima, por isso é essencial que nossas crianças possam por meio de projetos de Educação patrimonial, como o EDUCAR, conhecê-lo para que possam refletir, criticar e identificar-se com o seu grupo de convivência, reconhecendo as várias manifestações culturais de seu meio, concluiu a Secretária Carla”.

 Importante frisar que o município de Santa desenvolverá mais dois Projetos de Educação Patrimonial: os Projetos CONHECER PARA PRESERVAR e ATITUDE DE PRESERVAÇÃO CULTURAL. Todos esses trabalhos são para pontuar no Quadro V do ICMS Cultural, ano de 2014, exercício 2016.

Ascom Santa Vitória