Semana da Consciência Negra tem programação especial em Ituiutaba

Nossos Municípios

Está sendo realizada, de 17 a 22 de novembro, a Semana da Consciência Negra em Ituiutaba. Apesar da Semana estar sendo executada nesta data, as atividades do cronograma da Contação de Histórias aconteceram de 10 a 14 de novembro.

De acordo com este cronograma, o trabalho constou da aplicação de atividades de acordo com a Lei 10.639/03 nas Escolas Municipais e Estaduais, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer/SMEEL e Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores – CEMAP, promovendo a sensibilização com Educadores, por meio de Contação de Histórias: Literatura Africana – OBAX, do Autor André Neves.

Os responsáveis pela sensibilização foram Aparecida Andreilda Morais de Lima, Maria Betânia França Franco, Queila Cristina de Oliveira, Renata Costa Silva Oliveira, Simone Pereira da Silva Gomes, com a participação de Escolas da Rede Municipal e algumas da Rede Estadual. Todas as escolas receberam o Projeto, mas nem todas participaram da contação de história OBAX.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Para a Semana da Consciência Negra em Ituiutaba estão previstos no cronograma:

Dia 20 – quinta-feira: 19h30min: II Mostra de Dança Afro “A Arte de Ser Negro”, na Fundação Zumbi dos Palmares;

Dia 21 – sexta-feira: 9h – Mesa Redonda – O Movimento Negro de Ituiutaba, História, Memória, Cultura e Patrimônio, na Universidade Federal de Uberlândia – Campus Tupã; 14h – Apresentação de trabalhos na perspectiva da Lei Federal 10.639/03; 19h: Mesa Redonda – O trabalho interdisciplinar da Lei 10639/03, na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Tupã – Ituiutaba.

Dia 22 – sábado: das 14h às 19h30min: Campeonato de Capoeira – Abadá, na Fundação Zumbi dos Palmares; 20h: Exposição dos Trabalhos Exitosos das Escolas da Rede Pública Municipal/Estadual/Particular e Federal; Apresentações Culturais, na Praça Treze de Maio.

São Coordenadores do Projeto: a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer/SMEEL – Lázara Maria Alves Moraes de Souza; a coordenadora do Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores/CEMAP – Maria Teresa Baciotti Moreira; a supervisora de Campo do Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores/CEMAP – Renata Costa Silva Oliveira; o coordenador Geral Docente (FACIP UFU) – Aurelino José Ferreira Filho; a Professora da FACIP/UFU – Drª Mical de Melo Marcelino; o coordenador Discente – Marcos Antônio Franco Petraglia Filho; a representante da Escola Municipal Quirino de Moraes – Nilza Rodrigues Fidelis; a integrante do Grupo de Estudos de Consciência Negra – Adirce Maria dos Santos, Aparecida Andreilda Morais de Lima; a presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares – Luzia Eterna Ribeiro e Fernanda Beatriz; o integrante da Escola Municipal Machado de Assis – Eliezer de Oliveira; e a presidente da Irmandade de São Benedito – Maria Lúcia de Oliveira.

Ascom Ituiutaba