Teoria e prática se unem durante a 26ª Semana da Família Rural em Uberlândia

Nossos Municípios

A qualificação profissional, as possibilidades de inserção em um mercado cada vez mais competitivo e o aumento da renda familiar formam o tripé da 26ª Semana da Família Rural. O evento teve início nesta terça-feira (15), é promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e reunirá centenas de famílias ligadas à produção agropecuária e estudantes de cursos de Agronomia e Medicina Veterinária de Uberlândia e região. A Semana acontece na Fazenda Sobradinho e será encerrada na sexta-feira (18). Para realizar o encontro o IFTM conta com a parceria da Prefeitura de Uberlândia e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Segundo o vice-reitor do IFTM, Eurípedes Ronaldo Ananias, é um orgulho para a instituição chegar à 26ª edição do evento. “Estamos promovendo a família e o meio rural, de onde são extraídas todas as matérias primas necessárias para o nosso dia a dia”, disse. Ao todo, são 27 cursos que oferecerão informações e capacitações a produtores rurais e estudantes.

A parceria com a Administração municipal foi destacada pelo diretor do IFTM, Ednaldo Gonçalves Coutinho. “Isso significa que o poder público está empenhado em melhorar a educação e o modo como as coisas acontecem no campo. A realidade do homem rural é diferente daquele que vive na cidade e isso requer atenções diferenciadas. Felizmente percebemos que isso está sendo realizado”, afirmou.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A Semana é considerada um dos maiores programas de extensão do IFTM e durante sua realização a população recebe também informações de programas municipais. É o caso do programa municipal da merenda escolar, que adquire cerca de 30% de hortifrutigranjeiros provenientes da agricultura familiar e destina para merenda escolar. “Trabalhamos tanto para produtores inseridos no mercado, como para quem está com dificuldades de inserção”, disse a secretária municipal de Agropecuária e Abastecimento, Vanessa Petrelli.

Várias secretarias municipais estão presentes na Semana da Família Rural com serviços para a população. As pastas de Agropecuária e Abastecimento e de Saúde, juntamente com o Núcleo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde,oferecerão o curso de “Manipulação de Sabonete Artesanal Medicinal” e outro de “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde com Ênfase em Plantas Medicinais”. A Secretaria de Agropecuária e Abastecimento promoverá também um curso sobre o aproveitamento integral dos alimentos (folhas, talos e sementes) e divulgará o programa de piscicultura.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O Procon está presente com orientação jurídica e o Desenvolvimento Social e Trabalho fará inscrições de interessados em participar do Pronatec e de pessoas que se enquadram nos critérios dos programas sociais. A Secretaria de Meio Ambiente distribui mudas e a de Serviços Urbanos foi responsável pela limpeza do local.

Outro item que tem despertado curiosidade junto aos produtores rurais é a apresentação do projeto da fossa séptica sustentável, desenvolvida pela equipe do Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O trabalho atende famílias selecionadas oferecendo a técnica da fossa séptica, um recipiente fechado, no qual os dejetos não entram em contato direto com o solo e o lençol freático. Dentro dela, ocorre a digestão anaeróbica da matéria orgânica, separando água, lodo e gás metano. O gás é eliminado para a atmosfera, o lodo fica retido na fossa e a água é filtrada e depois lançada no solo.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Oportunidade para expor trabalhos

A Semana da Família Rural também é uma possibilidade de mostrar trabalhos próprios. É o caso do servidor público Donizete Tavares Rosa. Há dez anos ele começou a produção de móveis, como mesas e cadeiras, feitos com pneus usados. “Fiquei assustado quando vi matérias na TV sobre a quantidade de lixo produzida. Pensei que poderia contribuir para mudar esta realidade e uma alternativa foi produzir objetos com materiais reciclados”, disse. Atualmente ele é sócio em uma empresa que compra e vende peças e implementos agrícolas, mas sempre consegue um tempo livre para continuar com sua produção própria.

Secom PMU