Tupaciguara realiza orientações sobre a Tuberculose

Nossos Municípios

No mês de março foram realizadas campanhas educativas nas Unidades de  Saúde do Município sobre a Tuberculose. Promovidas nas  salas de espera, as abordagens falaram sobre a forma de transmissão, sinais e sintomas,  suscetibilidade, tratamento e prevenção da tuberculose, abrindo assim  para a discussão e retirada de dúvidas.

“Essas campanhas ocorreram para fortalecer as ações do Dia Mundial de  Enfrentamento à Tuberculose, celebrado na sexta-feira (24/03). A  Superintendência Regional de Saúde orientou nossos profissionais  quanto à importância do diagnóstico precoce para o êxito do tratamento  e qualidade de vida do paciente”, afirma o dr. Marcos Borges,  Secretário de Saúde do Município.

Foto: Ascom Tupaciguara
Foto: Ascom Tupaciguara

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pelo  Mycobacterium tuberculosis, que, embora possa acometer outros órgãos,  tem a forma pulmonar como a mais frequente e a principal responsável  pela transmissão. Cada pessoa com tuberculose, em média, pode  transmiti-la para outras 10 a 15, pessoas se não realizar o tratamento  adequadamente.

Segundo o Ministério da Saúde, “No Brasil, a tuberculose é um sério  problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano,  são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil  mortes em decorrência da doença. A tuberculose tem cura e o tratamento  é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde”.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais fala sobre o abandono  do tratamento, “É um dos principais desafios para o controle da  tuberculose. Trata-se de uma situação grave e pode levar o doente à  morte; além de manter a transmissão da doença e ocasionar o  aparecimento de bactérias mais resistentes. Por outro lado, a pessoa  em uso correto dos medicamentos não transmite a doença após 15 dias de  tratamento, aproximadamente”.

Ascom Tupaciguara