Uberlândia: alunos apresentam em feira o que aprenderam sobre empreendedorismo

Nossos Municípios

No sábado (08/11), os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Eurico Silva expuseram suas primeiras ideias de negócio. Cerca de 800 alunos apresentaram em estandes diversos produtos na 1ª Feira Jovens Empreendedores Eurico Silva. A feira é o resultado final de tudo que foi trabalhado com os alunos durante o ano letivo. A atividade faz parte do Projeto Cultura Empreendedora nas Instituições de Ensino, promovido pelo Sebrae Minas em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A ação visa oferecer aos educadores instrumentos para que possam disseminar a cultura do empreendedorismo entre os estudantes.

A feira contou com a participação de toda comunidade escolar. Os alunos criaram barracas de espetinhos, cachorro-quente, pizzas, bolos e doces, artesanato com recicláveis e diversos outros produtos. O projeto iniciou em 2013, quando o Sebrae fez uma capacitação com professores das escolas Professora Irene Monteiro e Escola Municipal Eurico Silva. Depois dessa capacitação, os professores passaram a apresentar dentro da sala diversas formas de empreendedorismo nas matérias da grade curricular. A partir do inicio de 2015, mais 29 escolas participarão do programa.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

De acordo com a analista do Sebrae, Fabiana Romaniello, a introdução do tema empreendedorismo de forma interdisciplinar no ensino fundamental, gera grandes oportunidades para os estudantes. “Isso permite que a criança conheça novas formas de trabalho e de geração de renda desde cedo, interessando-se mais pelo aprendizado e desenvolvendo características empreendedoras como a busca de informações, o planejamento, a iniciativa, a criatividade e a persuasão para viabilizar suas ideias”, explica.

O professor de Ciências do 8º ano, Valter Vilela, conta que os alunos resolveram inovar e criaram um produto para tirar manchas das roupas. Ele explica que os estudantes usaram três produtos, um princípio ativo, estabilizante e sabão em pó. Durante as aulas, os jovens testaram várias fórmulas e conseguiram chegar no resultado satisfatório. O alvejante de roupas foi comercializado na feira pelo valor de R$ 6 e já esta sendo encomendado pelos moradores do bairro. O dinheiro arrecadado na feira vai ser usado para uma viagem da turma no final do ano. Valter ressalta que muito melhor do que a criação do produto, foi ver o envolvimento de toda a sala no projeto. “O custo beneficio é muito bom, o produto é barato e realmente funciona. Na sala de aula foi possível ver a mudança nestes alunos, eles ficaram mais comunicativos, demonstraram interesse muito maior nas aulas e tiveram a vivência de criar um produto”, contou.

Para o diretor André Luís, “o programa despertou novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, permitindo que os professores trabalhem de forma inovadora e diferenciada e tendo como resultado alunos mais participativos, solidários, dinâmicos e envolvidos, além de proporcionar uma maior aproximação entre os alunos, escola e família”.

No dia 6 de dezembro, uma nova feira será realizada, dessa vez para os alunos da Escola Municipal Irene Monteiro, também em Uberlândia.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Programa Cultura Empreendedora

O Programa Cultura Empreendedora oferece aos educadores técnicas para trabalharem o tema empreendedorismo no currículo escolar. Os participantes passam por quatro dias de capacitação e, em seguida, participam de uma oficina para colocar o aprendizado em prática.

A cidade de Uberlândia é uma das que apresenta o maior número de professores capacitados pelo programa no Estado. Desde 2013, 130 educadores das redes municipal e estadual participaram do treinamento nas cinco turmas formadas no município. Para 2015, uma nova turma já está prevista, incluindo mais 90 professores da rede municipal.

Secom PMU