Uberlândia capacita profissionais para aprimorar atendimento às famílias

Nossos Municípios

A busca pelo aprimoramento dos conceitos de atendimentos sociais atraiu cerca de 500 profissionais como assistentes sociais, psicólogos e conselheiros tutelares de aproximadamente 20 municípios da região ao “Encontro de alinhamento sobre o trabalho social com famílias na Política Nacional de Assistência Social”. O evento promovido pela Prefeitura de Uberlândia aconteceu nesta quinta-feira (6), no Center Convention, e contou com mesas temáticas, debates e apresentações culturais.

O eixo principal do evento foi a Política Nacional de Assistência Social (Pnas), do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que reúne políticas setoriais que consideram as desigualdades socioterritoriais e visam o enfrentamento, a garantia de projetos sociais, as condições para atender a sociedade e a universalização dos direitos sociais. A Pnas permite padronizar, melhorar e ampliar os serviços de assistência no país, respeitando as diferenças locais e tem como público-alvo cidadãos e grupos em vulnerabilidade social.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social, Lea Braga, do MDS, participou do Encontro e destacou a importância das parcerias entre as esferas municipal, estadual e federal nos atendimentos sociais. “O Ministério de Desenvolvimento Social só tem como estar junto aos municípios e aos estados quando lhe é dada essa oportunidade, por isso temos que agradecer à Prefeitura de Uberlândia de permitir esse tipo de diálogo”, disse. Segundo ela, o evento serviu para capacitações técnicas e processos de implementações de políticas sociais cada vez mais abrangentes. Lea Braga conduziu duas mesas-redondas, a primeira com o tema “Princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social para o trabalho social com a famílias” e a segunda, que abordou o tema “Trabalho social com famílias – Territorialização e Intersetorialidade”.

A regionalização foi destacada pelo prefeito Gilmar Machado como um dos principais mecanismos para se obter bons resultados sociais. “Temos que criar uma rede de trabalhos e políticas regionais. Não resolve cada município querer caminhar sozinho. Precisamos ter políticas desenvolvidas em conjunto para que todas as regiões participem, uma vez que os problemas são semelhantes para a maioria dos municípios”, afirmou o chefe do Executivo Municipal diante de uma plateia composta por participantes de cidades como Araguari, Centralina, Prata, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia, entre outras.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

“A atual política de assistência social rompe os conceitos tradicionais que trabalhavam com os indivíduos. Atualmente trabalhamos individualmente, mas também nos amparamos em mapeamentos e realidades setoriais que permitem ações mais amplas”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Denise Portes.

Para a assistente social Gabriela Almeida, de Araguari, o Encontro foi uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos. “Isto vai se refletir na prática do dia a dia e tornar melhor os trabalhos, disse.

Secom PMU