Uberlândia: estrutura para o Carnaval já está quase pronta

Nossos Municípios

A avenida José Roberto Migliorini já está quase pronta para o Carnaval 2016, promovido pela Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Uberlândia (Assossamba). Este é o terceiro ano consecutivo que o local recebe a folia de momo e a passarela do samba será entre o Parque do Sabiá e o Estádio Municipal. Quem comparecer encontrará um espaço planejado para receber foliões e profissionais com acomodações adequadas, seguras e de fácil acesso, inclusive para veículos e usuários do transporte público.

Os foliões acompanharão os desfiles das escolas de samba e dos blocos carnavalescos em uma arquibancada com 140 metros de comprimento e capacidade para aproximadamente 6.500 pessoas. Os 30 camarotes acomodarão cerca de 300 pessoas. Somam-se ainda os palanques que receberão até 250 pessoas. “Tudo estará sinalizado para as comemorações ocorrerem sem problemas”, disse o diretor técnico da Secretaria de Cultura Heitor Paparotto Neto.

Nos 450 metros de pista da passarela do samba serão montadas 18 torres de iluminação com potência de 2.800 watts, enquanto que o som terá potência de 130 mil watts. Outra estrutura será o palco pra shows com 14 metros de boca de cena (frente), 14 metros de profundidade e mais de 8 metros de altura, permitindo recursos como uso de telões e troca de figurinos.

Os acessos ao local dos desfiles e dos shows poderão ser feitos pelos dois lados da rua José Roberto Migliorini e também entre o Estádio e a Arena Sabiazinho, com entrada pela avenida Anselmo Alves dos Santos. Já os pontos dos ônibus do transporte público ficarão em frente ao Estádio Parque do Sabiá, na avenida Anselmo Alves dos Santos.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A fim de garantir comodidade para quem for desfilar, o Sabiazinho será utilizado como camarins, além de ser um local de apoio para a Polícia Militar. O chefe da Seção de Planejamento e Operação do Batalhão de Missões Especiais (BME), capitão Clemente Pacheco, disse que serão disponibilizados 70 militares para fazer a segurança pública. “Haverá o policiamento a pé e motorizado. Viaturas e militares da Rotam, do Canil e do Gate também apoiarão ocorrências de maior gravidade”, afirmou. Seguranças a postos também farão revistas para impedir a entrada de materiais cortantes e pontiagudos, garrafas e latas de bebidas à avenida do samba.

Segundo o secretário de Cultura, Gilberto Neves, neste ano haverá um importante avanço na qualidade da acessibilidade, que existirá em vários pontos da avenida. Também haverá uma tenda para receber cadeirantes, além de banheiros e estacionamento acessíveis. “Estamos obtendo avanços mesmo com economia de recursos financeiros. Quem for à festa vai encontrar estrutura e atrações de ótimas qualidades”, disse.

Mercado Municipal e praça Clarimundo Carneiro

O Mercado Municipal e a praça Clarimundo Carneiro também estão sendo preparados para o Carnaval. Os dois espaços receberão palcos e sistemas de iluminação e de som adequados. Na praça, o palco terá 72 metros quadrados para uso artístico e técnico e serão utilizados 18 mil watts de som e 22 mil watts de iluminação.

Secom PMU